SAÚDE

Ministério recomenda suspensão da vacinação de adolescentes

Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19.

Em 16/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Reuters/Denis Balibouse/ Direitos Reservados

A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada.

O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada ontem (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Uma nota técnica anterior da pasta, também de setembro, recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início ontem (15), com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.

A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.

A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.

O ministério também argumentou que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.

Outro ponto levantado foi o de que houve uma redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

Após a publicação da nota, algumas cidades anunciaram a suspensão da vacinação de adolescentes, entre elas, as prefeituras de Natal (RN) e Salvador (BA). Agora há pouco, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decidiu seguir a recomendação do ministério e também suspendeu a imunização de adolescentes na capital federal.

Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos. (Por Luciano Nascimento/Agência Brasil)

Leia também:

Prevent Senior teria ocultado mortes em estudo do kit covid
Campanha diz que família tem palavra final na doação de órgãos
Adolescentes de Aracruz podem se vacinar nesta quinta (16)
ES receberá mais de 108 mil doses de vacinas nesta quinta (16)
Cerca de 10 mil transplantes deixam de ser realizados no país
Butantan entrega 5,1 milhões de doses da CoronaVac ao PNI
Vila Velha abre agendamento do público com 12 a 17 anos
Vitória vacina contra sarampo em hotéis, aeroporto e rodoviária
Estado começa vacinar adolescentes e 3ª dose para 60 anos
Fiocruz volta a entregar doses da vacina contra a covid-19
Vacina é essencial para retomada da economia, diz Queiroga

TAGS:
VACINA | COVID-19 | OMS | MINISTÉRIO DA SAÚDE | ADOLESCENTES