POLÍTICA NACIONAL
Ministro Alexandre Padilha defende democracia e diálogo
Alexandre Padilha assumiu ontem (02), como ministro da Secretaria de Relações Institucionais.
Em 03/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Alexandre Padilha enfatiza que o compromisso da pasta é manter o diálogo respeitoso e responsável com os demais integrantes da vida pública e política.
Na cerimônia de transmissão de cargo, na última segunda-feira (02), em Brasília (DF), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que “o Brasil voltou a respirar”. No evento, Padilha citou a ex-presidenta, Dilma Rousseff, de quem foi ministro da Saúde.
Padilha anunciou que, em sua gestão, quatro “grandes missões” norteariam o seu trabalho. São elas: a democracia, o diálogo, as instituições e o povo brasileiro.
“Esse ministério é o ministério do diálogo, não existe alguém aqui quem vai falar de metralhada contra a oposição. Essa época acabou. Teremos o diálogo e o respeito com os partidos que compõem a oposição”, destacou o novo ministro.
O ministro mencionou a recriação do Conselhão, o Conselho do Desenvolvimento Econômico-Social, voltado à expansão econômica-social.
“Vamos refundar o chamado Conselhão, o Conselho do Desenvolvimento Econômico-Social, e quero dar uma notícia que talvez as pessoas não tenham visto no Diário Oficial: o Conselhão tem nome novo. Agora, ele se chama Conselho do Desenvolvimento Econômico-Social e Sustentável, porque a agenda da sustentabilidade está no centro do desenvolvimento do nosso país”, afirma Padilha.
Responsável pelas relações políticas do novo governo, Padilha enfatiza que o compromisso da pasta é manter o diálogo respeitoso e responsável com os demais integrantes da vida pública e política.
“Não queremos nem barbárie e nem insegurança econômica. Nós queremos crescimento econômico, redução da desigualdade e saúde das contas públicas. Seremos liderados pelo presidente Lula, pelo vice-presidente Alckmin, pela concertação do Conselhão, pela boa relação no Congresso Nacional e com os governadores e prefeitos para dar conta desse desafio”, finaliza.
Além de Dilma Rousseff, Alexandre Padilha estava acompanhado do ex-presidente da República e senador fora de exercício José Sarney. Os senadores Jaques Wagner (PT) e Randolfe Rodrigues (REDE), líderes do governo no Congresso Nacional, também estavam presentes no palco da cerimônia.
Perfil
O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo. Foi ministro nos governos Lula (2009- 2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. Também assumiu as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015- 2016) na Prefeitura de São Paulo. Quando no Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, Padilha articulou, junto ao Congresso Nacional, pela aprovação de diversos projetos de iniciativa do Executivo, como: o marco regulatório do Pré-Sal; a lei de regulamentação do Fundeb; o Estatuto da Igualdade Racial; a Lei de Consórcios Públicos; a Lei das PPPs; a Lei Nacional de Saneamento; e o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.
Leia também:
> Ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL), pede desfiliação do partido
> Teremos um ministério da paz e da justiça, diz Flávio Dino
> Fernando Haddad toma posse como ministro da Fazenda
> Em discurso no Congresso, Lula prioriza defesa à democracia
> Lula encara um terceiro mandato repleto de desafios
> STF restringe porte de arma de fogo no DF na posse de Lula
> PGR pede que STF suspenda parte de indulto natalino
> Conversas avançam, e Tebet será ministra do Planejamento
> PEC da Transição é aprovada na Câmara dos Deputados
> Presidente renova concessões da Rede Globo, Band e Record
TAGS: MINISTRO | PADILHA | GOVERNO | BRELAÇÕES | LULA