TEMAS GERAIS
Ministro anula arquivamento de ação contra Bolsonaro
Parte do processo ao ex-presidente está relacionado com investigações da CPI da Pandemia.
Em 11/07/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Além de Bolsonaro, o processo envolve o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello, a ex-secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro Fabio Wajngarten entre outros ex-integrantes do governo.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta segunda-feira (10), anular uma decisão da Justiça Federal em Brasília que arquivou um dos processos que apura a omissão do ex-presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia da covid-19.
Com a decisão, caberá a Procuradoria-Geral da República (PGR) reavaliar o processo e decidir se o caso terá novo andamento.
Além de Bolsonaro, o processo envolve o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello, a ex-secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro Fabio Wajngarten entre outros ex-integrantes do governo.
Parte do processo está relacionado com as investigações da CPI da Pandemia. O colegiado encerrou os trabalhos em outubro do 2021 e indiciou 80 pessoas por crimes durante a pandemia.
Após tramitar na primeira instância da Justiça, parte da investigação foi arquivada a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Contudo, a decisão não poderia ter sido tomada porque Pazuello, que tem foro privilegiado, só pode ser julgado pelo Supremo.
Reavaliação
A reavaliação do caso será conduzida pelo procurador-geral Augusto Aras e pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo. Eles seguem no cargo até setembro deste ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá mantê-los ou fazer nova indicação para a PGR.
Durante o mandato de Bolsonaro, Lindôra pediu ao Supremo o arquivamento de apurações de supostos crimes atribuídos ao ex-presidente durante a pandemia. (Por André Richter/Agência Brasil)
Leia também:
> Brasil tem mais de 18 milhões de pessoas com deficiência
> Morre em São Paulo, o ator e dramaturgo Zé Celso Martinez
> Conselho Municipal discute a segurança na Praia do Canto
> Defesa Civil de Viana realiza Seminário de Avaliação de Riscos
> STF mantém suspensão de decretos de Bolsonaro sobre armas
> Primeira Superlua do ano poderá ser vista nesta segunda-feira (3)
> Férias: Procon dá dicas para quem está pensando em viajar
> Supremo admite danos morais acima do teto da CLT
> "Um Dia No Parque" estreita contato entre crianças e natureza
> Maioria do STF mantém regras de pensão por morte do INSS
> Serra promove atividades afirmativas no mês do orgulho LGBTI+
TAGS: MINSITRO | ARQUIVAMENTO | JAIR BOLSONARO | AÇÃO | ANULOU