ESPORTE NACIONAL

Ministro do Esporte defende legado de consolidação da prática esportiva.

George Hilton participou de conferência que definiu educação física como direito fundamental.

Em 12/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A revisão da Carta Internacional de Educação Física, Atividade Física e Esporte foi aprovada nesta quarta-feira (11), em Paris, por todos os 195 estados-membros da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). O Brasil foi representado pelo ministro do Esporte, George Hilton.

A Carta Internacional de Educação Física, Atividade Física e Esporte surgiu em 1978. Entretanto, o documento jamais havia sido revisado. O novo texto referendado pelos países recomenda aos governos que invistam no ensino da educação física nas escolas por considerar a prática desportiva um direito fundamental.

A sessão final da Comissão de Ciências Humanas e Sociais da 38ª Conferência-Geral da Unesco decidiu também criar o Dia do Esporte Universitário, a ser comemorado em 20 de setembro. 

Hilton lembrou que o Brasil está na reta final dos preparativos para sediar a próxima Olimpíada, na cidade do Rio de Janeiro. "É simbólico para nós, brasileiros, que este trabalho esteja sendo realizado justamente quando nosso país finaliza os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016", afirmou.

"Mais do que o legado físico dos Jogos Rio 2016, queremos um legado cultural, de consolidação da prática esportiva. Esta revisão da Unesco demonstra, de maneira clara, universal, que o ensino de educação física nas escolas é fundamental para a construção de pátrias esportivas", acrescentou o ministro do Esporte.

O apoio brasileiro à renovação da Carta recebeu os cumprimentos de Hadidja Youssouff, presidente da Comissão de Ciências Humanas e Sociais da Unesco. À camaronesa, Hilton reiterou que o momento da atualização do documento coincide com a formulação do Sistema Nacional do Esporte, que deve chegar ao Congresso Nacional até o final do ano.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte