SAÚDE
Ministro e presidente da SBC discutem ações para cardiologia.
Sociedade Brasileira de Cardiologia quer expandir programa de capacitação de profissionais.
Em 09/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, recebeu o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Angelo Amato Vicenzo, a fim de discutir questões relacionadas à ciência, à tecnologia e à inovação na saúde no País.
O encontro aconteceu nesta última sexta-feira (6), em Brasília. Na ocasião, Vicenzo apresentou ao ministro o programa Treinamento de Emergências Cardiovasculares (Teca), criado pela entidade em 2012.
A iniciativa envolve a capacitação de profissionais da área da saúde (médicos e estudantes de medicina, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas e outros) e do público leigo para o atendimento em situações de emergência cardiovascular.
"A ideia desse programa é oferecer conhecimentos básicos para o atendimento rápido, já que os primeiros dez minutos de atendimento [nesses casos] são os mais importantes", explicou o presidente da entidade.
Segundo a SBC, a realização imediata da ressuscitação cardiopulmonar contribui significativamente para o aumento das taxas de sobrevivência de vítimas de parada cardíaca.
"Os médicos não estão em todo lugar, por isso queremos ampliar a capacitação de voluntários, leigos e profissionais da área para o atendimento emergencial de paradas cardiorrespiratórias", complementou Vicenzo. "Esse produto é fruto do investimento de profissionais das universidades brasileiras e precisa ser expandido para todas as regiões do País".
De acordo com o ministro, o projeto será encaminhado para a análise das áreas responsáveis no MCTI. "Vamos avaliar de que forma o ministério pode participar do projeto", disse Aldo.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação