CIDADE

Missa celebra 25 anos de visita do Papa João Paulo II a Vitória (ES).

Paróquia São Pedro Apóstolo ficou lotada de fiéis, neste domingo (23).

Em 24/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma missa celebrou os 25 anos da visita do Papa João Paulo II a Vitória, neste domingo (23). A celebração aconteceu na paróquia São Pedro Apóstolo.

Em 19 de outubro de 1991, cerca de 200 mil fiéis lotaram o local que hoje é chamado de Praça do Papa, em Vitória, para participar da missa celebrada pela autoridade religiosa.

A passagem do Papa pelo Espírito Santo durou aproximadamente duas horas e 30 minutos e foi registrada pela TV Gazeta. O Papa também visitou o bairro São Pedro, na época uma das regiões mais pobres da capital.

Missa dos 25 anos
A paróquia São Pedro Apóstolo ficou lotada para a missa presidida pelo arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela. Uma imagem do Papa peregrino ficou de frente para os fiéis.

Em músicas e louvores eles agradeceram a visita e as bençãos de Jõao Paulo II. No meio de tantas pessoas muitas histórias de fé com Papa dos Pobres, Dona Graça, que hoje tem 68 anos, é a escritora capixaba que conseguir abraçar o Papa

Dois anos antes ela conseguiu que chegasse até ele, um livro que contava a história de São Pedro. Hoje ela não tem dúvida da importância do que escreveu e daquele momento inesquecível.

"Pra mim significou a pureza. As palavras dele, o caminhar dele pelo meio do povo. E as crianças e o abraço que ele deu em tanta gente. Na minha vida, é um momento inesquecível", disse a escritora Graça Andreatta.

A vendedora Osmarina Cordeiro também guarda uma lembrança especial daquele dia. Ela foi uma das que ensaiaram as crianças do Coral. Conseguir chegar pertinho do Papa, aos 16 anos de idade, foi emocionante.

"Foi uma energia muito boa, uma emoção de fé, amor, carisma. Foi Deus passeando no meio do povo", disse.

Durante a visita, em 1991, o Papa João Papa II fez uma doação de 100 mil dólares a região de São Pedro. Antes de ir embora cumprimentou os moradores e abençou as crianças do coral.

Aquele último adeus já de dentro do helicoptero pra muitos foi só um até logo, porque o que a mesnsagem que o Papa dos pobres deixou continua viva dentro de muita gente.

"E vai continuar cada vez mais, porque é uma força de Deus que está no meio do nosso povo", disse o arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela.

Fonte: g1-ES