CIDADE
Missa da Festa da Penha vai retratar a falta de água, no ES.
Padre de Guarapari será o responsável pela homilia desta quarta-feira (8).
Em 08/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No quarto dia de festas em homenagem à padroeira do Espírito Santo, a escassez de água e a importância da preservação serão os temas da missa desta quarta-feira (8), no Convento da Penha, em Vila Velha. Para reforçar a importância da união entre os fiéis, também será aspergida água abençoada no sábado de aleluia sobre os presentes no Campinho, segundo a organização.
As celebrações do quarto dia de Oitavário serão realizadas pela Área Pastoral de Benevente, que reúne sete paróquias de Guarapari, Alfredo Chaves e Anchieta, na Região Sul do Estado. As celebrações começam a partir das 14 horas.
Segundo o padre Manoel Davi Neto, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Guarapari, que presidirá a missa do Oitavário, ao final da celebração, um representante de cada paróquia depositará uma quantidade de água abençoada no último sábado em um recipiente e, em seguida, a água abençoada será espergida sobre os fiéis. “Esse ato simbólico representa a importância da unificação de todas as paróquias e também a importância da água como recurso a ser preservado”, disse.
Ele ressaltou que seu sermão vai respeitar o tema geral do evento que é a família, mas também vê na Festa da Penha uma boa oportunidade para pedir por mais água. “Vamos orar para que Nossa Mãe interceda junto de Jesus Cristo por mais chuva e, especialmente, para que nos conscientize e nos oriente sobre a importância de preservar esse bem tão precioso para a nossa agricultura e para o nosso turismo”, completou
O padre disse que está otimista e aguarda muitos fiéis para a celebração, já que as paróquias providenciaram ônibus, vans e kombis para trazer os fiéis para o convento, além daqueles que virão com condução própria.
Alimentos
Pela primeira vez, os fiéis que participam da festa são convidados a levar alimentos não perecíveis. Posteriormente serão distribuídos pelos vicentinos a pessoas carentes de todo o Estado. Com o tema “Maria, Mãe da família, Santuário da Paz”, a mensagem principal da Festa da Penha deste ano é dar ênfase à ideia de que a paz é possível e que a família é o lugar sagrado para o início da vivência na paz.
Festa da Penha
A maior festa religiosa do Espírito Santo, a Festa de Nossa Senhora da Penha, acontece entre os dias 5 e 13 de abril, no Convento da Penha e no Parque da Prainha, em Vila Velha. Com o tema “Maria, Mãe da Família, Santuário da Paz!”, a 444ª edição vai contar com romarias, missas e shows religiosos, como o do padre Fábio de Melo.
Segundo o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, Nossa Senhora da Penha é a primeira santa enquanto devoção popular do Brasil. Já o evento, configura-se como a 3ª maior festa religiosa em número de fiéis do país, além de ser a maior em número de romarias, ao todo 10.
Todos os anos, no domingo da Páscoa, a Festa da Penha tem início no estado. Em 2014, estima-se que ao longo dos nove dias, aproximadamente 1 milhão de pessoas participam de algum momento da festa, segundo a organização do evento.
Fonte: G1-Espírito Santo