CIDADE

Missão Fonplata visita bairros de Vila Velha e faz treinamentos

Objetivo da visita é agilizar o processo de liberação da 1ª parte do crédito externo.

Em 16/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMVV

Uma missão do Fundo de Desenvolvimento Fonplata realizou, de quarta-feira (12) a sexta-feira (13), em Vila Velha, um ciclo de treinamentos e visitas a alguns bairros do município que serão contemplados com parte do crédito externo no valor de U$ 27,6 milhões (mais de R$ 120 milhões) contraídos pela Prefeitura no final do ano. O objetivo da visita é agilizar todo processo de liberação da primeira parte dos recursos a serem investidos no Programa de Requalificação Urbana do município.

“Na verdade, a missão de arranque, por eles assim denominada, visa suprir qualquer dúvida da equipe técnica da Prefeitura. Eles vieram para reuniões de trabalho e visitas aos locais e aos parques a serem implantados, que vão beneficiar comunidades de pelo menos 30 bairros”, explicou o prefeito Max Filho.

E continuou: “Nós pretendemos contratar as primeiras obras ainda neste ano. O contrato já foi assinado e a gente pretende receber os recursos à medida que as obras vão sendo executadas”, destacou, mencionando que a operação de crédito é histórica para a cidade.

Os técnicos do Fonplata e as equipes da Prefeitura de Vila Velha visitaram, na manhã de quarta-feira (12), alguns locais onde serão realizadas obras do Programa de Requalificação Urbana. Dentre eles: em Pontal das Garças; Darly Santos; Riviera da Barra; Cidade da Barra; Balneário de Ponta da Fruta; a Unidade de Conservação da Lagoa Grande; em Ponta da Fruta; e, por último, o Parque do Sitio Batalha, no Centro, que será estruturado conforme o projeto de requalificação urbana.

Na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14), também foram realizados treinamentos para avaliar as licenças ambientais e todos os procedimentos operativos para iniciar o processo de licitações.

“O nosso objetivo principal foi apoiá-los para agilizar todo o processo do cumprimento das condições prévias do primeiro desembolso e iniciar as licitações imediatamente”, enfatizou a especialista em Projetos do Fonplata, Carolina Vera Moreira.

E continuou: “Entendemos que o projeto é muito importante para a comunidade e para o meio ambiente. E nesses três dias, conhecemos os locais que serão beneficiados pelas obras e trabalhar a elaboração dos documentos a serem apresentados ao Fonplata para que a comunidade possa se beneficiar das intervenções proporcionadas pelos investimentos”, destacou.

O vice-prefeito Jorge Carreta também destacou a importância das obras para a população. “Ao visitar os bairros, vocês vão ver com os próprios olhos a necessidade desses investimentos”, disse, ao pedir agilidade para desencadear as licitações.

“Temos avançado bastante o nosso plano operativo anual. Já temos quase 50% dos projetos executivos prontos. E o treinamento vai nos ajudar a conhecer um pouco melhor o padrão dos editais de licitação exigidos pela instituição financeira”, completou o secretário do Planejamento e Projetos Estratégicos, Ricardo Santos. (Com informações da Prefeitura de vila Velha)