ECONOMIA NACIONAL
Monteiro defende maior inserção do Mercosul no comércio exterior
Armando Monteiro ressaltou a importância estratégica do Mercosul para o Brasil.
Em 14/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participou, nesta terça-feira (14), do 5º Fórum Empresarial do Mercosul, em Belo Horizonte. O evento de dois dias antecede a 48ª Cúpula do Mercosul, reunião semestral que será realizada em Brasília na sexta-feira (17). O fórum debate o aumento de investimentos e do comércio, além da promoção da integração regional produtiva do bloco econômico.
Em seu discurso no evento, Armando Monteiro defendeu uma maior participação do Mercosul no comércio exterior. “A ideia de mais Brasil no mundo remete necessariamente à de mais Mercosul no mundo. Não podemos permitir o isolamento do bloco”, afirmou o ministro.
Armando Monteiro ressaltou a importância estratégica do Mercosul para o Brasil no momento em que o País passa por um ajuste fiscal. Ele lembrou que o bloco atraiu investimentos de U$ 72 bilhões em 2014 e garantiu a exportação de 77% de produtos manufaturados brasileiros. São inegáveis as vantagens e a relevância da dimensão regional que motivou a criação do Mercosul", disse.
Ao comentar o ajuste fiscal promovido pelo governo federal – “os ajustes darão maior previsibilidade à economia, aumentarão os níveis de confiança e serão a base da retomada do crescimento” – o ministro defendeu a adoção de mecanismos de fortalecimento econômico do bloco. “Desde 2008, o Mercosul ressente-se dos efeitos da crise mundial”, afirmou Monteiro. “Isso exige estratégia de revitalização da nossa política comercial”.
Ainda segundo o ministro, "os bons resultados da integração produtiva, econômica e comercial dependem do engajamento e diálogo permanente com os setores privados dos nossos países"
Adesão da Bolívia
Brasília sediará a 48ª Cúpula dos países que compõem o Mercosul, nesta sexta-feira (17). Antes, nesta terça-feira (14), o ministro Miguel Rossetto abre a 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul, que este ano tem por tema “Avançar no Mercosul com mais Integração, mais Direitos e mais Participação”.
Na 48ª Cúpula, será discutida a adesão da Bolívia ao grupo bloco econômico composto por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Segundo o embaixador Antônio Simões, subsecretário-geral da América do Sul, Central e Caribe do Itamaraty, o protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul pode ser assinado no encontro.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior