NEGÓCIOS
Moradora faz curso de graça e se torna sócia do ex-chefe
Priscila do Espírito Santo Silva, 34 anos, casada, mãe de cinco filhos, mora em Serra.
Em 02/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Priscila do Espírito Santo Silva, 34 anos, casada, mãe de cinco filhos e moradora do município de Serra viu sua vida profissional tomar novos e inesperados rumos após participar não só de um, mas de vários cursos profissionalizantes no município. Hoje, é sócia do seu antigo chefe em uma empresa de fabricação de bolsas, que atende grandes marcas no Estado, como Cobra D’agua.
Essa história de sucesso começou a ser escrita depois que Priscila passou a frequentar os cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, em 2017. Lá, ela se matriculou em quatro capacitações: Informática Básica, Manutenção de Computadores, Confecção de Bolsas e Auxiliar de Escritório/Redação Administrativa.
Além disso, também participou de várias palestras de orientação (por exemplo, comportamento profissional e mediação de conflitos) e da Capacitação ao Empreendedorismo, oferecida pela Seter em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), aos alunos que têm interesse em abrir o próprio negócio.
Aliando todo esse conhecimento com a experiência que já possuía na fabricação de bolsas - pois já tinha trabalhado na fabricação do acessório -, Priscila viu uma oportunidade e propôs sociedade ao seu antigo chefe.
“A empresa dele, onde eu havia trabalhado, tinha decretado falência e as máquinas estavam paradas. Então, eu o chamei para trabalharmos juntos. Ele entrou com o maquinário e eu, com o conhecimento”, contou Priscila, que está no negócio desde fevereiro deste ano.
Na fábrica, que funciona em Jacaraípe, são produzidos cerca de 1.500 itens por mês, como mochila, ecobag, mala de viagem, porta-chuteira e estojo, que são vendidos para importantes lojas no Estado, de acordo com Priscila, como Cobra D’agua, Itapuã e Drogarias Pacheco, além de sindicatos e escolas.
Para assumir as novas funções, Priscila disse que os aprendizados em novas áreas foram fundamentais. “Os cursos na área administrativa e de informática me ajudam muito no meu dia a dia, porque antes eu não sabia e deixava a desejar, agora eu consigo me desenvolver melhor, aprendi a emitir nota fiscal, por exemplo”, contou.
Feliz com a nova fase de sua vida, Priscila disse que já tem planos para o futuro: quer melhorar seu negócio, entrar com pedido de financiamento para aumentar a produção e contratar funcionários.
Imagem: Ilustração