SAÚDE
Moradores de Vitória poderão fazer agendamento on-line para vacina da gripe.
A campanha nacional de imunização contra a gripe começa nesta segunda-feira (17).
Em 13/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A campanha nacional de imunização contra a gripe começa nesta segunda-feira (17). Para a população de Vitória, a vacina estará disponível em 28 unidades de saúde, por meio do agendamento on-line, que está disponível no aplicativo Vitória Online e no portal da Prefeitura de Vitória, a exemplo do que aconteceu com a imunização contra a febre amarela. Dessa forma, os moradores da capital poderão fazer a marcacão on-line a partir das 12 horas deste domingo (16).
A estimativa é imunizar 95.923 pessoas, entre gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e professores das escolas públicas e privadas.
Dia D
A primeira fase do agendamento on-line será disponibilizada até o dia 5 de maio, com vagas para o período matutino, e será gradativamente reaberto, de acordo com as doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) até o final da campanha nacional, no dia 26 de maio. Em Vitória e nos demais municípios, o Dia D da vacinação será no dia 13 de maio para todos os grupos prioritários.
Trivalente
A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários de gestantes, puérperas, crianças, idosos e trabalhadores da saúde, reduzindo as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.
Comprovação
Trabalhadores de saúde e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto.
Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto. Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina.
Gripe
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.
A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.
"No ambiente de trabalho ou em locais onde as pessoas passam muito tempo juntas, lavar as mãos deve ser uma prática constante. Algumas pequenas mudanças na rotina podem colaborar para a saúde de sua família e das pessoas com quem convivem diariamente", observa a referência técnica da Imunização de Vitória, Rubia Bonella.
Sintomas
- Febre acima dos 39º
- Dor de cabeça intensa
- Calafrios
- Cansaço
- Tosse seca
- Dores musculares e nos olhos
- Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
Prevenção
- vacinação anual;
- lavar as mãos constantemente;
- usar álcool em gel para higienizar as mãos por que ele funciona como antimicrobiano;
- evitar levar as mãos ao rosto e boca;
- evitar aglomerações;
- usar lenço descartável;
- cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar;
- deixar as janelas abertas para a circulação do ar;
- evitar fumar e permanecer em ambiente contaminado pela fumaça do cigarro, que irrita as vias respiratórias, facilitando as infecções virais e bacterianas;
- fazer uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes, e a ingestão de bastante líquido reforça as defesas do organismo;
- manter a casa e os ambientes (inclusive o do trabalho) livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, e as mãos limpas para evitar o contágio de doenças.
Veja as categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal