CIDADE
Moradores ficam 9 horas por dia sem água em São Gabriel da Palha (ES).
Cesan disse que foi preciso reduzir abastecimento por causa do nível do rio.
Em 14/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A falta de chuva em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, faz com que os moradores fiquem nove horas por dia sem água. A gestora da Companhia Espírito Santense de Abastecimento, Sirleia Pereira, disse que foi preciso diminuir o abastecimento por causa do nível do rio.
A barragem que, anos atrás, era usada para geração de energia é o que, hoje, garante o abastecimento no município. No ponto de captação, o nível do rio São José caiu pela metade.
Quando a situação está normal, o rio passa por cima da barragem e forma a Cachoeira da Onça no local.
Hoje, não há mais água para passar por cima e o que sai é só uma pequena quantidade que infiltra entre as pedras e a barragem.
No início do período de racionamento, os moradores ficavam cinco horas por dia sem água. Agora, ficam nove horas. “Pelo volume que estamos tendo e pela quantidade que está abaixando o nível do rio, nós temos, aproximadamente, de 12 a 15 dias de abastecimento para a sede”, falou a gestora da Cesan Sirleia Pereira.
Mais de 30 mil moradores da cidade dependem da água distribuída pela Cesan. A saída encontrada por eles, então, é economizar. “Reaproveito a água da máquina, para poder lavar as outras roupas e para limpar a casa”, contou a dona de casa Gorete Lirio.
Em uma padaria na cidade, a limpeza é feita com balde, pano e só um pouco de água. “Tem uns 30 dias que eu não jogo água na padaria inteira. Então, o que está valendo mesmo é o pano no chão”, disse a comerciante Gilda Benincá.
Fonte: g1-ES