CIDADE
Moradores participam do Plano Diretor de Águas Urbanas
Moradores de Vitória poderão participar da elaboração do PDAU, hoje (11), pela internet.
Em 11/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Plano será instrumento de planejamento do controle dos impactos das enchentes e dos alagamentos dentro do ambiente urbano.
Os moradores de Vitória terão a oportunidade de participar da elaboração do Plano Diretor de Águas Urbanas (PDAU), nesta terça-feira (11), às 18 horas.
Basta acessar o link bit.ly/VitoriaPDAU. Os munícipes poderão ajudar a elaborar o diagnóstico técnico-participativo, informando onde há alagamentos em sua região. Serão discutidos os impactos socioambientais das inundações, além da validação das informações levantadas pela equipe técnica na elaboração do PDAU.
Financiado pelo Banco Mundial, o PDAU é um instrumento que propiciará uma gestão integrada das ações em drenagem das águas urbanas dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Elaborado em parceria entre Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana, ele funcionará como um instrumento de planejamento do controle dos impactos das enchentes e dos alagamentos dentro do ambiente urbano, assim como orientará ações de curto, médio e longo prazos para um desenvolvimento sustentável do setor.
Gestão
O Plano Diretor de Águas Urbanas é um dos componentes previstos no contexto do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem do Estado do Espírito Santo, aprovado pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit).
O plano teve início em junho de 2020, com previsão de término em junho de 2022. Durante esse período, o plano contará com oficinas, lives, seminários (presenciais e virtuais) e audiências públicas.
Em fevereiro deste ano, foi realizado o primeiro seminário virtual, quando foi apresentado o plano a todos os envolvidos. Para sua elaboração, os seguintes produtos serão desenvolvidos:
- Plano de trabalho;
- Bases de dados;
- Levantamento de dados e informações secundárias;
- Diagnóstico físico;
- Diagnóstico de medidas estruturais e não estruturais da drenagem urbana;
- Gestão institucional para águas urbanas da Região Metropolitana da Grande Vitória;
- Programa;
- Plano de ação;
- Mobilização social;
- Relatório final.
TAGS: AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA