CIDADE

Moradores protestam contra redução de coletivos em Vila Velha, ES.

Manifestação acontece na Grande Cobilândia desde as 4h desta segunda.

Em 11/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um grupo de 50 moradores interditou a rua Guaraná, no bairro Grande Cobilândia, em Vila Velha, no Espírito Santo, em protesto contra o aumento da passagem e a redução da frota na região. O protesto começou por volta das 4h desta segunda-feira (11). Até as 7h, a via continuava interditada.

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Rio Marinho, Francisco de Morais, a frota de coletivos foi reduzido em 10%. “Nós fizemos a manifestação porque além da tarifa ter aumentado, a frota foi reduzida. Somos mais de 50 mil usuários nessa região e todos estão prejudicados com isso”, explicou Morais.

Ao todo, moradores e lideranças comunitárias de cinco bairros participam da manifestação. “Aqui tem moradores de Rio Marinho, Vale Encantado, Marilândia, Cobilândia e Nova América”, disse Francisco de Morais.

Os manifestantes aguardam um posicionamento da da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) sobre o assunto. Segundo Morais, a companhia apenas comunicou a redução na frota e ainda não deu uma justificativa sobre o assunto.

Ceturb-GV
A Ceturb-GV foi procurada e informou que vai apurar sobre a situação dos coletivos no bairro, mas disse que não houve redução da frota até o momento.

Aumento da passagem
O valor da tarifa do Sistema Transcol foi reajustado em 12%, passando para R$ 2,75 de segunda a sábado, e R$ 2,40 aos domingos. A nova cobrança foi definida em uma reunião Conselho Tarifário da Grande Vitória, na manhã da sexta-feira (8). O valor começou a vigorar neste domingo (10).

Fonte: G1-ES