CIDADE
Moradores se unem para realizar o "Brilho de Natal" de Domingos Martins(ES).
Evento foi cancelado pela prefeitura por falta de orçamento.
Em 04/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os moradores, comerciantes e empresários de Domingos Martins, na região Serrana do estado, se uniram para preservar uma tradição da cidade: a festa do Brilho de Natal. A prefeitura comunicou no dia 28 de outubro que, por questões orçamentárias e por causa da crise, não poderia realizar o evento.
Mas se depender do povo da cidade, vai ter Brilho de Natal sim. "É um dos principais eventos do município, muito importante para os comerciantes e também uma tradição para os moradores", explica Mariana Dias Buaiz, 30 anos, proprietária de dois restaurantes na Rua de Lazer.
Ela afirma que os moradores se reuniram para buscar alternativas, levantar dinheiro e mão de obra para iluminar a cidade e construir a tradicional Vila do Papai Noel.Segundo Fábio Anselmo Trarbach, que também é dono de um restaurante na cidade, a prefeitura pagou no ano anterior R$ 480 mil para realizar o evento. No entanto, ele afirma que mesmo que arrecadem menos, vão manter a tradição. "A nossa expectativa, enxugando tudo no orçamento, fica em R$ 150, 170 mil. Temos a certeza de que vai ter", afirma.
A festa atrai muitos turistas de todo o Brasil e conta, alem da decoração e do Papai Noel, com apresentações culturais nos fins de semana de dezembro. "A prefeitura cancelou em cima da hora, se tivéssemos mais tempo, teríamos nos organizado melhor para pagar. Tudo bem que o país está em crise, mas é Natal", conclui Fábio.
Além de usar muitas das estruturas dos anos anteriores, os organizadores do Brilho de Natal esperam muito apoio da comunidade para ajudar na montagem.
Fonte: G1-ES