TEMAS GERAIS
Morre, aos 74 anos, o escritor Eduardo Galeano
Morreu na manhã desta segunda-feira (13/04) o escrior uruguaio Eduardo Galeano...
Em 13/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Morreu na manhã desta segunda-feira (13/04) o escrior uruguaio Eduardo Galeano. Ele tinha 74 anos e estava internado em um hospital de Montevidéu, capital do Uruguai, desde a semana passada para tratar de complicações de um câncer de pulmão.
Seu livro mais conhecido, "As Veias Abertas da América Latina", foi lançado em 1971 e faz uma análise política e econômica da América Latina desde o colonialismo até a contemporaneidade.
Galeano foi o homenageado na última Bienal do livro em Brasília, em 2014. Na ocasião o escritor afirmou que "não leria de novo" sua obra mais conhecida, que ele classificou como a tentativa de um jovem de 18 anos de escrever um livro sobre economia política sem conhecer devidamente o tema.
“Eu não seria capaz de ler o livro de novo. Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é pesadíssima. Meu físico [atual] não aguentaria. Eu cairia desmaiado. Eu não tinha a formação necessária. Não estou arrependido de tê-lo escrito, mas foi uma etapa que, para mim, está superada.”
Confira reportagem da TV Brasil sobre a homenagem recebida pelo escritor na Bienal do Livro de Brasília.
( https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7x4S3QCKxT0 )
O escritor se manteve sempre atento à atualidade política internacional. Em 2013 em entrevista exclusiva ao comentarista político da TV Brasil, Emir Sader, ele falou sobre as revelações feitas por Edward Snowden sobre o programa de espionagem realizada pelos Estados Unidos que classificou como uma "ditadura do medo". Assista o vídeo:
( https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pdgnJGjAbE8 )
Em 2012, Galeano participou do pograma Oncotô, da TV Brasil, e conversou com Jorge Mautner sobre a importância do resgate da diversidade, destacando a riqueza existente no Brasil. Relembre:
( https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=z2AwqjnfrhI )
Fonte:EBC