CULTURA

Mostra coletiva para comemorar 131 anos de Homero Massena

Com entrada franca, estará aberta até o dia 11 de março.

Em 14/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A mostra sobre o artista Homero Massena, que começaria no último dia 07, será realizada a partir desta terça-feira (14), às 19h30, na Casa da Memória, que fica na Prainha. Dez artistas plásticos participarão da exposição “Subida da Penha/Da Fé/ Solidão” que homenageia os 131 anos do artista. Com entrada franca, estará aberta até o dia 11 de março.
 
O evento é uma parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Vila Velha (Semcel), sob a coordenação do artista plástico Kleber Galveas e curadoria de Celso Adolfo.
 
Serão 20 obras expostas pelos artistas Kleber Galveas, Ângela Gomes, Chris Lemos, Marina Cadeiras, Cláudio Tripa, Guilherme Merçon, Heitor Bonino, Marcio Antonelli, Rosindo Torres e Lester. Eles apresentarão telas concebidas com referência pictórica do mestre Massena.
 
De acordo com o coordenador da mostra, o objetivo da exposição é consolidar a importância de Homero Massena na cultura do Espírito Santo. “Queremos valorizar seu vasto acervo como observação de nosso desenvolvimento social, artístico, cultural, político e urbano, tornando viva a sua produção artística em nossa memória”, acrescentou.
 
O subsecretário de Cultura de Vila Velha, Eliomar Mazoco, destacou a importância da mostra. “Homero Massena marcou a história das artes plásticas no Espírito Santo. Para Vila Velha é um grande orgulho, pois nossa cidade é a que ele mais retratou em suas obras. Parabenizo o instituto pela iniciativa”, falou.
 
Homero Massena é uma referência pontual na memória paisagística e histórica de Vila Velha. É considerado um dos mais importantes pintores da história do Espírito Santo. Obras de Massena, como Ladeira da Penitência (estrada velha de subida ao Convento da Penha), fazem parte do acervo da sede do governo federal, o Palácio Alvorada, em Brasília e do Palácio Anchieta, em Vitória, sede do governo do Estado. Ele nasceu em 4 de março de 1886 e faleceu no ano de 1974.
 
Serviço:
Mostra coletiva de pinturas “Subida da Penha /Da Fé/ Solidão”, em homenagem a Homero Massena
Data: 14 de fevereiro, 19h30 até 11 de março
Entrada gratuita
Local: Casa da Memória de Vila Velha, Prainha, Centro
Informações: 27 3388-4344

Secom PMVV