LAZER

Mostra "Próximos Olhares" exibe curtas de novos cineastas na Ufes

Entrada é gratuita, no Cine Metrópolis, em Vitória.

Em 10/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A mostra Próximos Olhares vai realizar a edição 'Volume 4: Ma(i)s Grave', na quinta-feira (11), às 18h, no Cine Metrópolis, em Vitória, com entrada gratuita. A mostra reúne produções dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Música da Ufes, e é dividida nas sessões Curta e Grosso, Bota-Fora e Projeção. O objetivo é mostrar para as pessoas o que está sendo produzido pelo curso e perceber a reação do público.

Alguns dos filmes exibidos foram produzidos em parceria entre estudantes dos dois cursos, com os músicos criando a trilha sonora das obras. O estudante de cinema Bipe Couto conta que a parceria foi determinante para a qualidade do som do curta 'Coisa de Menino', que passará na sessão Projeção. "No próprio roteiro coloquei algumas referências de trilha. Tivemos um diálogo bem tranquilo. Ficou muito aparente na trilha original a sutileza da história, eles souberam entender o filme", conta Bipe, o roteirista do curta, dirigido com Dayana Cordeiro.

'Coisa de Menino' acompanha a história de João, um menino de 10 anos que não consegue ter com o pai a mesma conexão que tinha com a mãe, que morreu. O garoto não segue as imposições de gênero sociais, preferindo vestir-se com roupas da mãe, além de gostar de brinquedos considerados 'de meninas'. Os diretores buscam levar a discussão sobre a diversidade de gênero para o público.

"A gente costuma usar o termo transgênero. João se sente uma menina, no interior, quando está sozinho, ele não brinca com 'Coisas de Menino'. É uma questão muito política. Queremos que as pessoas saibam que é uma coisa natural. O pai tem que deixar a criança, sem se preocupar com esse discurso de que não é normal", explica Bipe.

O filme foi feito por estudantes do 5º período de Cinema, especialmente para a mostra, assim como 'Abençoados', de Arthur Marques, que também estará na sessão projeção. Nele, quatro jovens são sequestrados por uma seita que pretende purificar todos os pecados. Participaram da produção alunos do 7º período de Música. As obras foram produzidas para uma disciplina do professor Klaus Bragança, que organiza a mostra. Ele acredita que o evento seja um termômetro para ver como está o trabalho dos estudantes.

"A gente faz muito filme aqui e tem que mostrar para os outros. Para o público saber o que eles estão fazendo. Isso foi uma demanda que senti assim que entrei no departamento, precisávamos mostrar um panorama para o público, os filmes circulavam só no curso. Tem alguns filmes exibidos nas outras edições que participaram e ganharam alguns festivais, não só do estado, mas de nível nacional", lembra o professor.

Já a sessão 'Curta e Grosso' apresentará curta-metragens de 1 a 3 minutos, produzidos por alunos do 1º ao 5 º períodos como trabalhos práticos de disciplinas. Serão exibidos os curtas 'Vitória Cine Dreaming', de Henrique Stein e Julia Galdino; 'Pitch', de Lucas Fabiano e Cristiano Westphal; 'Gozo', de Caroline Bravim e Dayana Cordeiro; 'Rabisco', de Arthur Marques; 'Sobe', de Letícia Comério e Raquel Rocha; 'Desconhecida', de Hélio Gardioli; '(Blas)Fêmia', de Adryelisson Maduro e Bipe Couto; 'Corpo', de Shay Peled; e 'Corpurbano', de Izaías Almeida.

Para encerrar a mostra, a sessão Bota-Fora apresentará filmes dos estudantes da primeira turma formada do curso, que se graduou em agosto. Foram eles que participaram da primeira edição da Próximos Olhares, em 2013. A sessão levará os documentários 'Meu Nome é Fulano', de Naiara Bolzan, 'O que você quer ser quando crescer', de Djalma Batista Pinto, e 'Invisível', de Diego de Jesus, para o Cine Metrópolis.

Serviço
Mostra Próximos Olhares Volume 4: Ma(i)s Grave
Data: quinta-feira (11), às 18h
Local: Cine Metrópolis, campus de Goiabeiras, Ufes - Vitória
Entrada gratuita

Fonte: G1-Espírito Santo