ECONOMIA NACIONAL
Movimentação portuária bate recorde por 2 meses seguidos
A movimentação nos portos foi recorde, tanto no mês de abril como no acumulado do ano.
Em 12/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: © Divulgação/Porto de Santos
Na comparação entre a movimentação portuária registrada em abril de 2025 com abril de 2024, o crescimento ficou em 1,12%. Foram, ao todo, 107,6 milhões de toneladas de cargas.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A movimentação nos portos brasileiros foi recorde, tanto no mês de abril como no acumulado do ano. Com isso já são dois meses consecutivos de melhores resultados na série histórica, segundo os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

>> Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas
Na comparação entre a movimentação portuária registrada em abril de 2025 com abril de 2024, o crescimento ficou em 1,12%. Foram, ao todo, 107,6 milhões de toneladas de cargas.
No acumulado do ano, de janeiro a abril, a movimentação alcançou 412 milhões de toneladas. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, este foi o melhor abril da série histórica. “E pelo segundo mês consecutivo, estamos batendo recorde de movimentação de cargas”, destacou o ministro Silvio Costa Filho, em nota divulgada pela pasta.
Dados estatísticos
De acordo com os dados estatísticos, a navegação por longo curso, que inclui exportação e importação, registrou crescimento de 1,71% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foram 76,6 milhões de toneladas de cargas.
Já na cabotagem, que é a navegação entre portos do país, a movimentação chegou a 23,3 milhões de toneladas.
A navegação interna, que abrange as vias navegáveis do interior do Brasil (rios, lagoas, lagos, canais, enseadas) movimentou 7,6 milhões de toneladas.
Portos públicos e privados
Nas instalações portuárias privadas (terminais autorizados) o crescimento em abril ficou em 4%, na comparação com abril de 2024 – resultado que corresponde a 69,8 milhões de toneladas.
Nos portos públicos, a movimentação registrada no mesmo mês ficou em 37,8 milhões de toneladas.
Tendo como base o tipo de produtos, graneis sólidos apresentaram alta de 2,27%, movimentando 65,1 milhões de toneladas. Já o crescimento da movimentação de granéis líquidos ficou em 1,94% (25,7 milhões toneladas de cargas). (Por Pedro Peduzzi/Agência Brasil)
Leia também:
> Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas
> Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF
> Febraban: 82% das transações bancárias são de forma digitais
> Indústria recua em 9 locais do Brasil pesquisados pelo IBGE
> BC prepara alternativa à poupança para financiar imóveis
> Brasileiros sacaram R$ 360 milhões em valores a receber
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












