ECONOMIA NACIONAL
Movimento do Comércio avança 4,1% em um ano, diz estudo
Já na avaliação contra agosto do ano anterior o varejo encolheu 1,8%.
Em 20/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Indicador do Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 4,1% no acumulado em 12 meses (setembro de 2017 até agosto de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior), segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC. Em agosto, na avaliação mensal dessazonalizada, o indicador ficou estável. Já na avaliação contra agosto do ano anterior o varejo encolheu 1,8%.
O desempenho recente do indicador mostra uma diminuição do ritmo de recuperação do varejo, principalmente após a greve dos caminhoneiros. Fatores como alto nível de desocupação e lenta melhora da atividade tem contribuído para diminuição do consumo em um momento de aumento da incerteza e queda da confiança. Com poucos sinais de melhora no cenário econômico, espera-se que o varejo siga em marcha lenta até o final do ano.
Setores
Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 0,3% em agosto, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de 5,0%.
A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 2,1% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve avanço de 0,1%.
A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou queda de 0,2% na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 3,9%.
Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,3% em agosto considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 0,5%.
Abaixo a tabela contemplando os valores mencionados.
Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.
Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.
A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.
Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.
Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do clico de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.