SAÚDE

MS envia medicamento 3 em 1 contra HIV para o Espírito Santo.

O Ministério da Saúde (MS) enviou para o Estado 139,5 mil comprimidos.

Em 24/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O medicamento 3 em 1 para tratamento de pacientes com HIV chegou ao Espírito Santo. O Ministério da Saúde (MS) enviou para o Estado 139,5 mil comprimidos, que serão fornecidos a pessoas que ainda vão iniciar o tratamento.
 
A fórmula em dose única é composta pelos medicamentos tenofovir (300 mg), lamivudina (300 mg) e efavirenz (600 mg), que possuem alta eficácia na redução da carga viral, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, Sandra Fagundes, e por isso são a primeira opção de tratamento para o paciente soropositivo
 
Além de melhorar o quadro clínico do paciente, outro benefício é que os medicamentos geram menos efeitos colaterais. O Sistema Único de Saúde (SUS) distribui atualmente os três comprimidos, que são consumidos separadamente pelos pacientes. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, Sandra Fagundes, o tenofovir e o efavirenz são usados uma vez por dia, e a lamivudina é administrada 150 mg de 12 em 12 horas.
 
“Os comprimidos têm que ser tomados em horários rígidos, portanto, o fato de ter os três medicamentos em dose única combinada possibilita a ingestão apenas uma vez ao dia, aumentando assim a adesão ao tratamento por diminuir a quantidade de comprimidos que o paciente toma ao longo do seu dia”, comenta a coordenadora.
 
Sandra Fagundes salienta que, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, os pacientes que estiverem em tratamento com os três comprimidos fornecidos separadamente continuarão assim até novas orientações do ministério. Inicialmente, a dose única será fornecida para pacientes recém-diagnosticados com HIV. 
 
A fórmula 3 em 1 está disponível no setor de dispensação de medicamentos da Secretaria de Estado da Saúde e pode ser retirada pelos Serviços de Referência e Assistência Especializada em Aids e Hepatites Virais (SAE) – unidades em funcionamento nos municípios –, e pelos hospitais que prestam atendimento a pacientes soropositivos, como Hospital das Clínicas, Santa Casa de Misericórdia, Hospital da Polícia Militar, Hospital Estadual Dório Silva e Hospital Estadual Infantil de Vitória.
 
Diagnóstico
 
Pelo menos 5.114 pessoas vivendo com Aids recebem, atualmente, os medicamentos antirretrovirais no Espírito Santo e fazem acompanhamento nos 22 SAEs distribuídos em todas as regiões do Estado.
 
A coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids ressalta que todas as pessoas que têm vida sexual ativa devem se submeter ao teste de HIV, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido poderá ser iniciado o tratamento e melhor será a qualidade de vida do paciente.
 
“Basta a pessoa procurar atendimento nos Serviços de Referência e Assistência Especializada em Aids e Hepatites Virais. Ela poderá tirar todas as dúvidas e receberá todo o suporte necessário caso receba um diagnóstico positivo”, finaliza a coordenadora, enfatizando que, nos SAEs, tanto os teste de HIV quanto os medicamentos antirretrovirais são ofertados gratuitamente para os pacientes.
Fonte: Sesa