CULTURA

Mucane realizará formação em dança afrobrasileira

O curso será realizado de 13 a 17 de janeiro, das 8 às 17 horas, na Escola Fafi.

Em 10/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Alberto João/Globo Online

O Museu Capixaba do Negro (Mucane) promoverá na próxima semana um curso de formação sobre o método de Mercedes Baptista, precursora da dança afrobrasileira cênica. O curso será realizado de 13 a 17 de janeiro, das 8 às 17 horas, na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, em Vitória. As inscrições são gratuitas e serão feitas no primeiro dia da atividade.

O responsável por transmitir o método, atualmente utilizado no curso de qualificação profissional em Dança Afrobrasileira Cênica do Mucane, museu da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), é o instrutor Renato Santos. Podem participar da formação pessoas a partir dos 15 anos. 

Mercedes Baptista

Coreógrafa, pesquisadora, professora, produtora e bailarina clássica, Mercedes Baptista foi precursora da dança afrobrasileira cênica, que aproxima as danças dos orixás às técnicas da dança moderna.

Mercedes Baptista, formada em balé clássico, fundamentou seu método/sistema através de estudos e pesquisas com o artista, intelectual, ativista social e defensor da cultura negra Abdias do Nascimento, no teatro experimental do Negro (Rio de Janeiro), nos anos 1940.

Também se aprofundou nos métodos de dança moderna norte-americana, principalmente, com a antropóloga e coreógrafa Katharine Dunhame, em Nova Iorque, nos anos 1950, sendo a primeira a consolidar um método/sistema de dança que colocou em cena os saberes multidimensionais dos gestuais afrobrasileiros.  

Serviço

Curso de formação do método de Mercedes Baptista
Quando: 13 a 17 de janeiro
Horário: das 8 às 17 horas
Onde: Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi – Avenida Jerônimo Monteiro, 656 – Centro
Inscrições: presencialmente no primeiro dia da atividade
Classificação indicativa: a partir de 15 anos - (Com informações da Prefeitura de Vitória)