CULTURA
Mucane recebe encontro 1º Encontro de Histórias Afro-Brasileiras
Reforçar a identidade da cultura negra através de histórias afrobrasileiras.
Em 10/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Reforçar a identidade da cultura negra através de histórias afrobrasileiras. Essa é a proposta do 1º Encontro Estudantil com as Histórias Afro-Brasileiras, que acontece entre estas quarta (12) e sexta (14), no Museu Capixaba do Negro (Mucane), e conta com uma programação extensa que reúne contação de histórias, oficinas, sarau de poesias, exibição de filmes, entre outras atividades.
O projeto foi idealizado pelo contador de histórias Fábio Pererê, em parceria com o Grupo de Contadores de Histórias do Mucane Filhos de Griô, e tem como objetivo reforçar o caráter educacional e artístico do museu. "Estamos trazendo um encontro dentro do contexto de combate à discriminação racial, trabalhando com contos afrobrasileiros. Um espaço de arte e educação", afirmou Fábio.
O evento acontece na semana em que se comemora o Dia do Estudante, e a programação é baseada na oralidade, arte e educação, pretendendo aproximar o Brasil e a África por meio da arte. "Os temas enfatizarão a importância de resgatar cada vez mais a origem desse espaço que é o museu e que tem um significado forte em relação aos movimentos de luta e conscientização do negro".
"Nesses três dias, o público irá encontrar contação de historias para crianças, adultos, música, gastronomia, poesia, debates, oralidades, lúdico, exposição e oficinas, onde estaremos resgatando e fortalecendo a cultura negra".
Oficinas
Os interessados em participar das oficinas “Ler e Cantar”, “Manipulação e Histórias com Objetos” e “Elaboração de projetos culturais” podem ligar para o Museu Capixaba do Negro (Mucane) - (27) 3222-4560 - ou mandar e-mail para mucane@correio1.vitoria.es.gov.br.
Serviço
1º Encontro Estudantil com Histórias Afro-Brasileiras
Abertura: quarta (12), às 19h. Quinta (13) e sexta-feira (14), das 9 às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" - avenida República, 121, Centro
Fonte:PMV