SAÚDE

Mulher, reconheça os sinais do seu corpo, alerta especialista.

Dra. Anne Karina Kiister Leon, é rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV).

Em 14/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A gente pode não dar muita bola, mas ele fala. O nosso corpo emite sinais a todo tempo para nos alertar de que já é hora de suprir alguma necessidade básica, como a alimentação e o descanso, ou de que há algo de errado, ao ficarmos doentes.

E quando o assunto é câncer, quanto mais cedo percebermos o que ele diz, melhor. A rádio-oncologista Anne Karina Kiister Leon, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) reforça que a mulher precisa conhecer o seu corpo sem medo, pois é assim que saberá o que está certo ou errado e o momento de procurar um médico.

"O autoconhecimento é fundamental. Tocar-se sem pudor, ver as manchas que possui na pele e a textura dos seios, acompanhar o ciclo menstrual e não mascarar dores tomando remédios sem orientação médica são algumas das atitudes que podem salvá-la. Afinal, o diagnóstico precoce de qualquer doença contribui para um tratamento mais eficaz", pondera.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nas mulheres brasileiras, os tipos mais comuns da neoplasia (excetuando o de pele não-melanoma) são os de mama (28,1% dos casos), intestino (8,6%), colo do útero (7,9%), pulmão (5,3%) e estômago (3,7%).

Conheça os principais sintomas de cada tumor

Câncer de mama

A principal manifestação da doença é a presença de um nódulo na mama, que é fixo e indolor. Além dele, devem ser observadas alterações na pele e no bico do peito (mamilo), como avermelhamento, retração ou aparência de casca de laranja; o surgimento de pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e a saída de líquido anormal das mamas.

Câncer de intestino

São sinais a perda crônica de sangue; a ocorrência de diarreia ou prisão de ventre; desconforto abdominal, como gases ou cólicas; existência de sangue nas fezes; sangramento anal e sensação de que o intestino não foi esvaziado totalmente na evacuação. Também podem acontecer perda de peso sem razão aparente, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, cansaço e fezes pastosas de cor escura.

Colo do útero

A doença tem desenvolvimento lento e pode não apresentar sinais durante a sua fase inicial. Em quadros avançados, costumam ocorrer sangramentos vaginais irregulares ou após a relação sexual; aparecimento de secreção vaginal anormal e dor no abdómen associada a queixas urinárias ou intestinais.

Câncer de pulmão

Os mais comuns são tosse e sangramento pelas vias respiratórias, além de crises de tosse em ritmo não habitual nos fumantes e a recorrência de pneumonias.

Câncer de estômago

Não tem sintomas específicos. Porém, alguns sinais podem indicar uma doença benigna ou o tumor de estômago. Entre eles estão a perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente.

Na fase avançada da doença, pode-se notar uma massa palpável na parte superior do abdômen, aumento do tamanho do fígado e presença de íngua na área inferior esquerda do pescoço, além de nódulos ao redor do umbigo. Ainda podem ocorrer vômito com sangue, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte ou sangue nas fezes.

Outras informações sobre câncer podem ser obtidas no site irv.med.br