CIDADE

Município de Vitória tem 1º lugar em gestão pública no Brasil

Vitória é considerada a 5ª capital mais competitiva do País, além de líder no Espírito Santo. 

Em 01/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Tadeu Bianconi

Para mensurar a pontuação referente à competitividade de cada município, o ranking dispõe de um total de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões, sendo elas: "Instituições", "Sociedade" e "Economia".

Município com melhor funcionamento da máquina pública no Brasil e vocação para receber e atrair novos investimentos. Um levantamento do Ranking de Competitividade dos Municípios, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou esses e outros potenciais de Vitória, que é considerada a quinta capital mais competitiva do País, além de líder no Espírito Santo. 

Para mensurar a pontuação referente à competitividade de cada município, o ranking dispõe de um total de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões, sendo elas: "Instituições", "Sociedade" e "Economia".

>> Câmeras que “falam” ajudam na segurança pública de Linhares

Vitória alcançou posições de destaque em diversos indicadores, como o 1º lugar no pilar "Funcionamento da Máquina Pública" e o 4º lugar nacional na dimensão "Instituições", onde subiu quatro posições desde o último ranking. Além disso, o município também subiu 37 posições no pilar "Sustentabilidade Fiscal". Por fim, na dimensão "Economia", Vitória também ficou em 4º lugar nacional, sendo o 2º melhor município no pilar "Capital Humano".

Empregos

O reflexo de um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios pode ser observado, por exemplo, na geração de empregos. Nesse quesito, Vitória foi o município capixaba que mais gerou empregos em 2022. No acumulado da atual gestão (jan/21 a jul/23), gerou um total de 20.052 novos empregos com carteira assinada. 

Gestão eficiente

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o choque de gestão adotado logo quando assumiu, em janeiro de 2021, o que permitiu que a cidade voltasse a receber grandes intervenções e investimentos. 

"Ser mais competitivo significa que o município tem utilizado os recursos de forma mais eficiente, promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos negócios. Um município competitivo cria mais oportunidades de emprego e renda para os moradores da região. É motivo de orgulho saber que todas as medidas que adotamos ajudaram a conquistar mais esse grande resultado, comprovando a eficiência de nossas equipes na promoção de bem-estar social e qualidade de vida para nossos moradores", comemorou o prefeito.

Levantamento

O levantamento busca mensurar a capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável. O Ranking de Competitividade dos Municípios mostra como os municípios têm buscado excelência nessas áreas, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social. (Secom/PMV)

Leia também:

Câmeras que “falam” ajudam na segurança pública de Linhares
Serra lidera a geração de empregos no Estado em 2023 
Rede atacadista vai gerar centenas de empregos em Vitória
Aracruz é a 4ª cidade mais competitiva do Espírito Santo 
Prefeitura intensifica ações preventivas de limpeza em Vila Velha
Refis 2023: Prefeitura de Vila Velha amplia horário até às 20h
Vila Velha lança Dia D Turista para as comunidades da cidade
Diferença no preço da carne chega a mais de R$13 em Linhares
Vitória tem queda de 24% de número de mortes em acidentes 
Nova Venécia inaugura melhorias em 2 escolas do campo
Aracruz: Reforma no campo de futebol vai beneficiar alunos

TAGS:
VITÓRIA | GESTÃO PÚBLICA | BRASIL | COMPETITIVA | CAPITAL