TEMAS GERAIS

Municípios da Grande Vitória investem em ciclovias

Implantação das ciclofaixas faz parte de um projeto para popularizar a bike como meio de transporte

Em 24/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ampliar o número de ciclovias, dar mais segurança aos usuários, facilitar o tráfego de bicicletas entre os municípios. Esses são alguns dos desafios dos prefeitos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, cidades próximas que vislumbram o modal como uma das soluções para os problemas no trânsito da Grande Vitória.

Ao todo, os quatro municípios possuem 136 km de ciclovias. A Serra é dona da maior malha cicloviária: 51 km. Vitória é a segunda cidade em extensão de pistas destinadas a bicicleta, com 47 km, seguida por Vila Velha, com 26, e Cariacica, com 12 km. Para aumentar essa extensão, o prefeito do município fez uma parceria com o Governo do Estado.

“Todas as obras novas em Cariacica são projetadas levando em consideração a questão das ciclovias. O problema está nas casas, ruas e calçadas mais antigas, mas estamos buscando avançar quanto a esse quesito”, informou o prefeito do município, Geraldo Luzia.

Em Vitória, desde fevereiro aos domingos e feriados, a Capital vira uma verdadeira ciclovia com 15 km de ciclofaixa. Em breve o trajeto será cicloviário todos os dias, assim como na orla da Praia de Camburi e na região de Maria Ortiz. Quando o projeto for concluído a intenção é criar um sistema de compartilhamento de bicicletas.

O prefeito Luciano Rezende disse que “o sistema já está em processo de licitação e consiste em pegar a bicicleta em um local e devolver em outro por um custo total muito inferior ao gasto em viagens de ônibus, por exemplo”.

Por onde ir?

Para facilitar a vida do ciclista, a Secretaria de Transportes do ES lançou, na última sexta-feira (19), o Mapa de Ciclorrotas da Grande Vitória. Com ele é possível identificar os locais mais adequados para circular, além de mostrar os principais serviços destinados aos usuários de bicicletas.

O conteúdo será distribuído gratuitamente e também pode ser baixado na internet. No mapa, é possível encontrar ainda os percursos que levam a praças, praias, hospitais, universidades, áreas turísticas e culturais. Cada trecho é classificado em “rota adequada” ou “rota com tráfego intenso”.

A elaboração do mapeamento contou com a participação de ciclistas que trafegam diariamente pelas vias da Grande Vitória, como o professor Emanuel Nicolim, que mora na Capital e percorre cerca de 40 km todos os dias indo e voltando para o trabalho, em Cariacica.

“Quanto maior for o número de usuários das ciclovias, mais seguras elas serão. Além disso, se locomover de bicicleta traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Carro e trânsito aborrecem”, sentencia o professor.

Fonte: Folha Vitória