CULTURA

Museu da República completa 55 anos.

Programação especial terá atividades que envolvem história, shows, educação e cultura.

Em 12/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A trajetória do Museu da República começa em 1960 e se confunde com a própria história política recente do Brasil. Pelos salões do Palácio do Catete, atual Museu da República, circularam 18 presidentes, que, com seus ministérios, decidiram os rumos da vida social, política e econômica do País. Para comemorar 55 anos de atividade no dia 15 de novembro, o Museu da República criou uma programação especial, que oferece as bases da sua formação: história, educação e cultura.

O Museu é hoje um importante polo artístico-cultural do Rio de Janeiro e do Brasil. Sua missão fundamental continua sendo a mesma da sua criação: a preservação, a investigação e a comunicação dos testemunhos materiais e não materiais vinculados à história da República no Brasil.

O público poderá usufruir de lançamento do livros, cerimônia de homenagem aos colaboradores do Museu da República, lançamento da ferramenta digital Roteiros Republicanos, exposições, atividades educativas, orquestra popular. Durante três dias, o Museu receberá o MIMO festival de música instrumental, com shows, workshops de música, aulas espetáculo e poesia.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ibram