SAÚDE
Mutirão contra a dengue vistoriou 600 imóveis em Vitória
No mutirão contra dengue em Vitória, realizado no sábado, 660 imóveis foram vistoriados.
Em 27/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os principais criadouros do mosquito da dengue são pratinhos para vasos de plantas, ralos e caixas d'água descobertos e lixo mal acondicionado.
Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen
No último mutirão contra a dengue em Vitória, realizado no sábado (24), 660 imóveis foram vistoriados por agentes de combate às endemias nos bairros Andorinhas e Santa Martha. Durante as visitas, os agentes buscavam encontrar qualquer depósito de água parada, ou seja, possíveis criadouros de mosquito. Nesses locais, foram identificados 457 depósitos e desses, sendo que 38 já apresentavam focos do mosquito.
"Essa é mais uma ação para garantir o cuidado e a qualidade de vida nos nossos munícipes. Precisamos do apoio e do engajamento de toda a sociedade no combate ao mosquito. A simples atitude de eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas semanalmente faz toda a diferença", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
>> Aracruz promove mutirão de consultas oftalmológicas
Os principais criadouros do mosquito da dengue são pratinhos para vasos de plantas, ralos e caixas d'água descobertos e lixo mal acondicionado.
O mutirão contou também com a participação dos agentes comunitários e da equipe de limpeza da Central de Serviços.
Ações
Entre as principais ações de rotina realizadas em Vitória, estão vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.
Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes aegypti.
Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais.
A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.
A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar possíveis focos de mosquitos em sua residência ou trabalho. Para ajudar nessa tarefa, a Prefeitura disponibiliza um checklist em que o munícipe pode conferir semanalmente se sua residência está livre do mosquito. (Secom/PMV)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Aracruz promove mutirão de consultas oftalmológicas
> Entenda por que hemorragia não é principal sintoma da dengue
> Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (26)
> Vacinação contra a dengue começa terça (27), em Guarapari
> Dengue: saiba onde se vacinar no município da Serra
> Vitória aplica quase 700 doses da vacina contra a dengue
> Governo vai enviar vacinas contra dengue para 29 municípios
> Fiocruz alerta para aumento de suicídio entre criança e jovem
> Vitória ofertará 102 mil consultas e exames de alta complexidade
> Linhares amplia ações contra a dengue com coleta de exames
TAGS: MUTIRÃO | DENGUE | IMÓVEIS | VITÓRIA | VISTORIA