DR-ANIMAL
Mutirão de castração neste sábado em Jabaeté, Vila Velha
Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, vai realizar um mutirão de castração em Jabaeté
Em 18/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Programa Operacional de Controle Animal (POCA) é regido pela Lei nº 6.385/2020, pelo Decreto nº 477/2021 e já contemplou 1.500 castrações de cães e gatos.
A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, por meio da Diretoria de Bem-estar Animal, irá realizar um mutirão de castração no bairro Jabaeté neste sábado (19). A ação acontece na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Paulo César Vinhas (Caique), das 8h30 às 13 horas.
O Programa Operacional de Controle Animal (POCA) é regido pela Lei nº 6.385/2020, pelo Decreto nº 477/2021 e já contemplou 1.500 castrações de cães e gatos. Neste sábado, serão abertas mais 500 castrações de caninos gratuitas.
"A castração desses animais é de grande importância para a região e para a cidade. Desta forma, conseguiremos ter um maior controle populacional e redução dos índices de abandono de cães pelas ruas, além de prevenirmos a mortalidade e a proliferação de uma série de doenças", ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo.
Serviço
Segundo o diretor do Bem-estar Animal e médico veterinário Celso Christo, os animais cadastrados passarão por avaliação médica da aptidão do animal, que será classificado como APTO ou INAPTO à realização da castração, que é um procedimento anestésico/cirúrgico. Os exames pré-operatórios são indispensáveis para estimar a condição de saúde do animal antes do procedimento cirúrgico.
Os tutores dos animais APTOS serão encaminhados, com data e hora agendada, para a cirurgia. “O procedimento cirúrgico será realizado pela equipe de médicos veterinários das clínicas veterinárias credenciadas no Programa POCA”, contou.
Os animais INAPTOS receberão um receituário contendo o tratamento adequado que deverá ser seguido rigorosamente e, após o período de tratamento, o animal será reavaliado para uma nova tentativa de realização do procedimento de castração.
Quem pode participar?
. Pessoas físicas classificadas como SOCIEDADE CIVIL NÃO ORGANIZADA; ou seja, munícipes que possuem cães e gatos sob sua tutela e que possuem renda familiar de até três salários mínimos;
. Pessoas físicas classificadas como PROTETORES DE ANIMAIS INDEPENDENTES, que possuem quantidade superior a três cães e/ou gatos, sem raça definida ou comprovadamente resgatados das vias públicas do município, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022;
. Pessoas físicas ou jurídicas classificadas como “ABRIGOS DE ANIMAIS” ou “LAR TEMPORÁRIO DE ANIMAIS”, que realizam a atividade de alojamento de cães e gatos resgatados nas vias públicas do município e estão invariavelmente localizados no município de Vila Velha/ES, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022, e;
. Pessoas jurídicas classificadas como SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA (ONG´s) que possuem comprovadamente seu abrigo de animais localizado no município de Vila Velha/ES, promovendo diretamente o bem-estar animal no referido município, desde que cumpridos os requisitos constantes do Edital 002/2022.
Como acessar o CadÚnico?
. Aplicativo Cadastro Único ou no site Meu CadÚnico (Folha Resumo).
. No CRAS mais próximo a sua casa (sem agendamento/na recepção). (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Cariacica Castra Legal: novas vagas para castração gratuita
> Vila Velha abre vagas de cadastro para castração de animais
> Cariacica oferece mais 600 vagas para castração de animais
> Vitória atinge marca de 2700 castrações de animais em 2022
> Domingo (9) é dia de "Cãominhada Vix" na Praia de Camburi
> Domingo (9) tem “cãominhada” e feira de adoção de pets
> Programa É o Bicho! realiza mais de 80 castrações de animais
> Viana: Município realiza a primeira Feira de Adoção de pets
> Vila Velha ultrapassa meta de vacinação antirrábica
> Ação itinerante leva vacina antirrábica para ruas de Viana
TAGS: VILA VELHA | VAGAS | CASTRAÇÃO | CÃES | GATOS