TEMAS GERAIS

Mutirão de corte e doação de cabelo, no ES

Salão de beleza foi montado em praça de Cariacica Sede.

Em 27/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na reta final do mês de outubro, dedicado à campanha de alerta sobre o câncer de mama, um grupo de amigos cabeleireiros organizou um verdadeiro mutirão para cortar o cabelo de moradores e doar as mechas arrecadadas para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). O salão onde foram realizados os cortes foi montado no meio da praça de Cariacica Sede, na Grande Vitória, na manhã deste domingo (26). A ação também contou com brinquedos para as crianças e marcação de consultas no Posto de Saúde do bairro.

Segundo o cabeleireiro Edilson Nunes, um dos organizadores do evento, o movimento começou na internet. “Eu vi nas redes sociais todo mundo postando sobre o Outubro Rosa, então achei que tinha necessidade de agir. Eu e meus amigos conseguimos cabelo e ajuda com comércio local. Pessoas que eu convivo há muitos anos e gente que nem conhecia foram aparecendo, querendo ajudar”, disse.

O salão montado no meio da praça de Cariacica Sede reuniu dezenas de pessoas que decidiram ajudar. A manicure Cristiane Lacerda contou que acompanhou o tratamento do pai, que teve cirrose. “No hospital a gente vê muita história triste, e eu decidi doar o cabelo para ajudar algumas crianças, já que muitas sofrem bulliyng porque tem que raspar a cabeça. Eu com tanto cabelo, porque não ajudar não é?”, disse.

Mesmo pequena, a Maria Clara de Freitas, de 6 anos, sabia muito bem o que estava fazendo ali: "Eu estou cortando meu cabelo para as pessoas que estão doentes”. Enquanto deixava as mechas nas mãos dos profissionais, Maria Clara era observada pela mãe, orgulhosa da atitude da filha. “Ela nasceu de cinco meses de gestação, ficou quatro meses internada, lutou pela vida. Hoje ela está uma guerreira e com essa escolha maravilhosa, que partiu dela. Estou muito orgulhosa, dei total apoio”, disse Alessandra de Freitas.

A estudante Luana Santos também optou por cortar o cabelo pelo simples motivo de dar a outras pessoas um motivo a mais para sorrir. “To me sentindo muito bem, porque eu faço parte da prática da enfermagem no hospital, então a gente consegue ver a realidade dessas pessoas que têm câncer e precisam raspar a cabeça. Estou me sentindo realizada doando. Espero que o meu cabelo possa fazer uma peruca linda para quem precisa”.

Emocionado com a repercussão do movimento, Edilson conta que o material arrecadado com o evento já tem data para ser entregue: “Quarta-feira nós vamos levar as cestas básicas e o cabelo para a Acacci. Me comove muito. É fazer feliz uma criança, porque envolve a auto-estima”, disse.

Fonte: G1-Espírito Santo