TEMAS GERAIS
Mutirão nacional de renegociação de dívidas começa hoje (1º)
Entre 1º e 30 de novembro, pessoas físicas com dívidas em atraso podem renegociar débitos.
Em 01/11/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A novidade desta edição está no desenvolvimento de um site específico para o devedor preparar a negociação.
De hoje (1º) até 30 de novembro, pessoas físicas com dívidas em atraso poderão renegociar os débitos no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Promovida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), pelo Banco Central, pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelo Senado, a iniciativa também promoverá cursos de educação financeira.
Os interessados devem fazer o registro no site consumidor.gov.br, criado pela Senacon e com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. Após concluir o registro, o devedor deve escolher a instituição com a qual deseja negociar, relatar o problema e fazer o pedido. O banco ou a financeira tem até 10 dias para analisar a requisição e apresentar uma proposta.
A novidade desta edição está no desenvolvimento de um site específico para o devedor preparar a negociação. No endereço mutirao.febraban.org.br, é possível pegar orientações antes de inserir a proposta na plataforma da Senacon. Entre as informações que podem ser obtidas na página estão a lista das dívidas, quando vale a pena participar do mutirão e a parcela do orçamento que pode ser destinada ao pagamento das dívidas.
A página da Febraban também tem um link para o Registrato, sistema do Banco Central que divulga um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, inclusive a lista de dívidas em seu nome. O site também fornece o Índice de Saúde Financeira (ISF) de cada devedor.
Educação financeira
Segundo a Febraban, o foco na educação financeira representa um dos principais diferenciais do mutirão deste ano. O objetivo é preparar os consumidores para a negociação em si, evitando que o usuário chegue em desvantagem na hora de lidar com as instituições financeiras e reduzindo o risco de reincidência dos devedores.
Poderão fazer parte do mutirão dívidas sem bens dados em garantia, que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras. Segundo o Banco Central, o acordo de cooperação técnica entre o órgão e a Febraban para desenvolver ações coordenadas de educação financeira integra a Agenda BC#, lista com as prioridades e as estratégias da autoridade monetária. (Por Wellton Máximo – Agência Brasil)
Leia também:
> Madrugada sangrenta no Panamá termina com 5 mortos
> Governo publica regras para a concessão de auxílio-funeral
> Concessão da Via Dutra e trecho da Rio-Santos vai a leilão hoje
> Facebook anuncia mudança de nome corporativo para Meta
> Linhares ocupa 1º lugar no ranking do Índice Firjan no ES
> PF desarticula quadrilha que extraía ouro de terra indígena
> Cantor é preso após calote de R$ 340 mil em marcas de luxo
> Polícia Federal combate fraudes em contratos na Docas do Rio
> Força-Tarefa da PF terá GCM de Vitória, de Vila Velha e PRF
> PRF registra queda de 21% em acidentes graves durante feriado
TAGS: DÍVIDAS | NEGOCIAÇÃO | MUTIRÃO | NACIONAL | CRÉDITO | RECUPERAÇÃO