EDUCAÇÃO
Na era digital, bibliotecários são mais essenciais do que nunca
O "Dia do Bibliotecário" acontece com ações para celebrar a data importante para a sociedade.
Em 08/03/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em comemoração ao "Dia do Bibliotecário", celebrado em 12 de março, diversas ações acontecem em todo o País para homenagear o profissional cuja a importância vai muito além de organizar livros.
Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen
No dia 12 de março comemora-se o "Dia do Bibliotecário" e, ao contrário do que muita gente poderia pensar, a era digital está oferecendo oportunidades variadas para esses profissionais que vão além da importante tarefa de preservar e organizar os conteúdos produzidos pela humanidade.
O profissional bibliotecário ampliou suas competências tecnológicas, o que permite sua atuação para além das bibliotecas, operando na sistematização de toda e qualquer informação. A profissão se expande para outras áreas, como o big data, onde há necessidade de gerenciamento de informações em grande escala, as plataformas de e-commerce, sejam de livros ou de outros produtos e serviços, órgãos públicos, hospitais, escritórios de advocacia, empresas de médio e grande porte que possuam acervos de documentos físicos ou digitalizados.
Aliás, por sua técnica e experiência em utilizar fontes fidedignas, na era digital, o bibliotecário ainda tem grande relevância no combate à disseminação das fake news, tema que ganha força no ambiente de Web.
Na biblioteca, seja ela pública, universitária ou escolar, a função do bibliotecário ganha cada vez mais relevância. Além da disseminação da informação, a biblioteca se firma como ambiente de produção coletiva de conhecimento, um espaço de exercício cultural, com o bibliotecário como mediador, orientando o usuário sobre como navegar em meio a um oceano de informações físicas e digitais.
Por isso mesmo, o bibliotecário segue mais essencial do que nunca. Com diz o autor inglês Neil Gaiman, temos uma obrigação de apoiar as bibliotecas de encorajar os outros a usar bibliotecas, de protestar contra o fechamento de bibliotecas.
“Nós temos uma obrigação de apoiar as bibliotecas. De usar bibliotecas, de encorajar os outros a usar bibliotecas, de protestar contra o fechamento de bibliotecas. Se você não valoriza bibliotecas então você não valoriza a informação ou a cultura ou a sabedoria. Você está silenciando as vozes do passado e está prejudicando o futuro”, diz ele.
Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares
Muitas bibliotecas fecharam nos últimos anos o que mostra o descaso do poder público com a população mais vulnerável que não tem acesso a livrarias, no entanto, o mercado de trabalho aponta boas perspectivas de emprego para a profissão nos próximos anos. Em 2010, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 12.244, que determina que todas as escolas públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas até 2020. Embora o prazo tenha se esgotado, a Lei deverá ser cumprida e, nos locais que tiverem estes estabelecimentos, caberá aos bibliotecários administrar o acervo.
No final do ano passado, o Senado aprovou o projeto que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). O intuito é incentivar a implementação de novas unidades e promover a melhoria da rede de bibliotecas, que serão centros de ação cultural e educacional.
Comemoração
Um dos exemplos de celebrações em todo o Brasil, está em São Paulo, onde o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-8) realizará a 3ª Edição #biblioviradasp, como parte das ações para celebrar o "Dia do Bibliotecário".
De acordo com a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), Ana Cláudia Martins, o tema da 3ª Edição #biblioviradasp é "Bibliotecas na formação de um mundo melhor" e vai enfocar, entre outros assuntos, a biblioteca inclusiva, a diversidade, o letramento racial e o papel do bibliotecário.
“É fundamental que todas as bibliotecas sejam espaços inclusivos, plurais, de portas abertas para acolher pessoas diversas, combatendo as discriminações no acesso a informação para gerar conhecimento, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes”, explicou Ana Cláudia. (Por Cristina Aguilera)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Governo lança cadernos metodológicos e entrega acervo
> Pais veem importância de atividade cultural na vida escolar
> Mulheres da Serra começam curso de eletricista nesta quarta (6)
> Vitória: Secretaria de Segurança oferece curso de pós-graduação
> Qualis Serra: inscrições abertas para cursos de qualificação
> Inscrições abertas para vagas de cursos culturais em Anchieta
> Com atraso, MEC divulga resultado da 2ª chamada do Prouni
> Cariacica abre mais 350 vagas para escolas cívico-militares
> Alunos de Cariacica recebem kits escolares para aprendizagem
TAGS: BIBLIOTECÁRIO | CELEBRAÇÃO | PROFISSIONAIS | BIBLIOTÉCA | AÇÕES