EDUCAÇÃO

Na Estácio, trote promove integração e solidariedade.

Para essa edição do trote, as doações serão de brinquedos, livros, roupas e calçados para crianças.

Em 18/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Alinhadas à missão da Estácio, que é “Educar para Transformar”, as unidades de Vitória e Vila Velha realizam em agosto nova edição do Trote Solidário. A iniciativa faz parte do Projeto Boas Vindas Calouro e envolve uma mobilização solidária para arrecadar, com a participação dos alunos, donativos para apoio a instituições que amparam crianças, jovens ou idosos.

“O objetivo é transformar o ‘ritual de passagem’ dos calouros que ingressam na faculdade numa atividade de integração com os estudantes veteranos e professores, envolvendo-os em ações que despertem a consciência de cidadania, cooperação, espírito de equipe”, explica a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Estácio , Diana Corrêa da Silva.

Em Vila Velha, os donativos do Trote Solidário serão distribuídos por meio do projeto Estácio na Escola. Para essa edição do trote, as doações serão de brinquedos, livros, roupas e calçados para crianças de até 12 anos. No dia 12 de setembro, os voluntários auxiliarão na montagem de uma lojinha solidária tendo como parceira a “Lojinha da Marina”.

O Estácio na Escola será realizado em uma escola pública indicada pela Prefeitura de Vila Velha. Os veteranos e professores também participam desse dia de integração por meio da realização de atividades pedagógicas, oficinas e orientação à comunidade.

Já na Estácio Vitória, a campanha visa arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal (infantil). Outras ações voluntárias, como doação de sangue, atendimento à comunidade e oficinas voltadas para educação financeira de comunidades ao redor, também são realizadas como parte das ações do Trote Solidário.

“Os alunos ficam encantados com a ação, alguns se oferecem para ajudar a entregar, outros apoiam com o transporte; fazem doações às vezes até além do esperado”, conta a assistente administrativo da Estácio Vitória, Daiana Souza.

Solidariedade e integração – Nos cincos anos de realização do Trote Solidário, a Estácio e seus alunos conseguiram beneficiar mais de 10 instituições capixabas, dentre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e os hospitais Evangélico, Infantil e Maternidade Doutor Alzir Bernardino Alves (Himaba) e a Associação de Amigos do Hospital Antônio Bezerra de Farias e Himaba (SAHABF). Por meio do Trote Solidário, crianças de casas lares e idosos que moram em asilos também foram amparados com os donativos.

Fonte: P6 Comunicação