TEMAS GERAIS
Na semana do Natal o Papa-Móveis presenteia moradores
Prefeitura de Vitória proporcionou para munícipes presentes de grande utilidade para o lar.
Em 22/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os produtos em condições de uso são doados às famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os que não estão condições de uso são encaminhados à logística reversa.
Na semana do Natal a Prefeitura de Vitória proporcionou para alguns munícipes presentes de grande utilidade para o lar: móveis e eletrodomésticos em bom estado de conservação recebidos pelo serviço “Papa-Móveis”. Dentre o mobiliário que é recolhido gratuitamente pelo serviço, estão armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádios, televisores, mesas, fogões e camas, que ainda estão em condição de uso, mas foram doados por moradores da capital.
Na manhã da última terça-feira (21), o prefeito Lorenzo Pazolini acompanhou a entrega dos móveis para Ana Cristina Cassula Santos, moradora de Resistência, que recebeu: um sofá; uma cômoda; e um criado mudo.
Jaqueline Nascimento Sobrinho, moradora de Nova Palestina, foi beneficiada com a doação de fogão, um ventilador, um colchão de solteiro e duas poltronas. Maurílio Nogueira, morador de Nova Palestina recebeu um aparelho de som, um rack, uma poltrona e um colchão de solteiro. Já Grete Conceição, residente em Nova Palestina recebeu um forno micro-ondas e um colchão de casal.
"Muito gratificante dias antes do Natal ver famílias felizes, satisfeitas e com dignidade. Vamos continuar fazendo parte dessa corrente do bem, é a solidariedade de alguém deixando um lar mais feliz!", disse o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini.
"Nossa equipe tem orgulho de ter colaborado para que esse projeto seja um sucesso desde o início da gestão e, ainda, com a novidade de poder transportar os móveis até a casa das pessoas", disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.
Papa-Móveis
O chamado para o serviço Papa-Móveis é feito pelo Fala Vitória, por meio do número 156. Após aberto o chamado, o setor de coleta seletiva da Prefeitura de Vitória entrará em contato com o solicitante (por meio dos telefones informados), em até 15 dias corridos, e irá propor dia e hora para o recolhimento dos objetos.
Foto: Leonardo Silveira/PMV
Em escadarias, becos e travessas, o solicitante deverá colocar os objetos em locais onde o caminhão possa chegar, devendo o mesmo aguardar até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar multa.
Vale lembrar que o material deverá ser disponibilizado dentro da propriedade do solicitante e em local de fácil acesso, próximo ao portão, e não no meio da rua. É importante, também, destacar que as famílias amparadas no projeto fizeram o cadastro antecipado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em Vitória.
Quando os móveis recolhidos não podem ser reaproveitados, eles são enviados ao aterro sanitário ou, caso possam ser reciclados, são destinados às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis.
Logística reversa
Vitória é a primeira cidade do Sudeste a adotar a logística reversa. Isso foi possível a partir do acordo de cooperação assinado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Central de Serviços, com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), em agosto deste ano, permitindo a reciclagem de todos esses produtos.
Os moradores podem fazer entrega voluntária dos itens na Unidade de Transbordo, em Resistência, ou acionando o Papa-Móveis, por meio do 156 ou do WhatsApp (27) 99693-8953. Os produtos em condições de uso são doados às famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os que não estão condições de uso são encaminhados à logística reversa.
Neste ano, a capital já destinou 39,32 toneladas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos moradores de Vitória, que estão totalmente inutilizáveis, para ao descarte ecologicamente correto a, se tornando a primeira cidade do Sudeste a implantar a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, para todos os tipos e portes de produtos. Além de adquirir mais uma certificação, o Certificado de Destinação Final (CDF), que é um documento emitido pelo destinatário, que atesta a tecnologia aplicada ao tratamento e/ou destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. (Secom/PMV)
Leia também:
> Vale e parceiros entregam mais de 1 milhão de cestas básicas
> Servidores municipais de Vila Velha vão ter abono salarial
> Malásia: Inundações deixam 14 mortos e 70 mil desabrigados
> Procon-SP notifica Itapemirim por cancelamento de voos
> Setur realiza concurso para pintura de fachada de um prédio
> Um em cada 4 habitantes da Somália está em risco de fome
> Quase 50% dos brasileiros não têm acesso a redes de esgoto
> Cafeicultores são premiados no Prêmio Cafés Especiais do ES
> Confira o funcionamento do Detran|ES neste final de ano
> Eco101 realiza ações de segurança viária durante o verão
TAGS: VITÓRIA | PAPA-MÓVEIS | LOGÍSTICA REVERSA | UTILIDADE | LAR