ESPORTE CAPIXABA
Nadadores com deficiência atravessam trecho de 1,5km na Praia da Costa (ES)
Para a travessia, os nadadores contaram com a assistência de salva-vidas e uma equipe da Capitania dos Portos.
Em 03/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Dia internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (03), foi comemorado em Vila Velha com uma travessia a nado, no mar da Praia da Costa. A travessia representou a superação do público com deficiência.
Realizando um percurso de, aproximadamente, 1,5 quilômetro, o aposentado e cadeirante Luis Carlos Benedito Oliveira, de 45 anos, conta que, após 22 anos sem entrar no mar, concluir o trajeto é uma enorme conquista. “Quero ser exemplo para as pessoas que têm limitações como a minha. O lugar delas também é na praia. Temos todo o suporte e auxílio para podermos ter acesso ao mar com o Praia Legal. Eu renasci depois que tive a oportunidade de sair do calçadão e entrar na água, outras pessoas também precisam renascer”, relata.
Além de Luis Carlos, também realizou o percurso o atleta Averaldo Souza Santos, de 38 anos, que conta com o auxílio de muletas para se locomover. Para a travessia, os dois nadadores contaram com a assistência de salva-vidas, uma equipe da Capitania dos Portos, além de uma ambulância que esteve a postos para eventuais necessidades.
De acordo com a técnica de referência do Setor das Pessoas com Deficiência de Vila Velha, Joana D’arc Baffa, o objetivo da travessia foi provocar uma reflexão e promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência, mobilizando a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar desse público.
Ampliação
O projeto Praia Legal torna o banho de mar acessível às pessoas com deficiência, atendendo cerca de 80 deficientes diariamente. A estrutura do projeto está em processo de reforma para aumentar a capacidade de atendimentos para mais de 120 banhos assistidos por dia.
Após a reforma, o projeto terá toda a estrutura ampliada. Serão adquiridas novas cadeiras anfíbias (utilizadas para levar as pessoas com deficiência ao mar); novas esteiras, que facilitarão o acesso das cadeiras anfíbias ao mar; será implantado mais um chuveiro; o dobro de guarda-vidas irão atender os usuários no verão, além de assistentes sociais que darão suporte ao atendimento às pessoas com deficiência.
Fonte: SEMCOM/VV