TEMAS GERAIS
"Não Me Perturbe" fecha 2022 com 11 milhões de cadastros
A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,17 milhões.
Em 22/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing.
Mecanismo que permite o bloqueio de chamadas não desejadas de empresas, a plataforma Não Me Perturbe fechou 2022 com 11 milhões de números de telefone cadastrados. Isso representa crescimento de 1,45 milhão de números em relação a 2021.
Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, o número de cadastros equivale a 3,8% da base de 288,6 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil.
Em operação desde julho de 2019, a plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O mecanismo, no entanto, não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.
Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores (telecomunicações e crédito consignado) deve fazer o cadastro diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 5,17 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 87 milhões de celulares e de telefones fixos. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, com 7,1% da base de telefones fixos e móveis do DF.
Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Desde então, o número de cadastrados cresceu ano a ano, mas só superou a marca de 10 milhões em 2022. Em novembro do ano passado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de queixas caiu 29% em relação ao mesmo mês do ano anterior. (Por Wellton Máximo – da Agência Brasil)
Leia também:
> Ceturb-ES reforça linhas que atendem aos balneários
> AGU pede bloqueio dos financiadores de atos golpistas
> Governo Federal muda superintendentes da PF nos estados
> Justiça aceita pedido de recuperação judicial das Americanas
> Prisão de investigados por atos antidemocrático é mantida
> Inscrições para o concurso da Receita Federal terminam hoje às 16h
> STF determina celeridade do processo penal por Brumadinho
> Procon-ES faz um alerta quanto às armadilhas do Verão
> Senacon: Ministério da Justiça notifica Lojas Americanas
> Conheça hábitos saudáveis que vão melhorar sua autoestima
> Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres
TAGS: TELEMARKETING | LIGAÇÕES | CADASTRO | BLOQUEIOS | SÃO PAULO | NÃO ME PERTURBE