ESPORTE NACIONAL
Natação brasileira terá recorde de atletas paralímpicos nos Jogos Rio 2016.
Equipe brasileira no Rio 2016 será 60% maior do que foi em Londres 2012.
Em 16/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Brasil levará um número recorde de 32 nadadores paralímpicos para os Jogos Rio 2016, um crescimento de 60% em relação à última edição do evento, em Londres 2012, na qual a seleção contou com 20 atletas. A modalidade distribuirá um total de 152 medalhas nos Jogos. São esperados 620 atletas para o evento.
Até então, a edição dos Jogos Paralímpicos que havia registrado o maior número de nadadores brasileiros havia sido Pequim 2008, quando a equipe contou com 24 atletas.
“Superamos o recorde de Pequim-2008 e, o mais importante, essas vagas foram conquistadas dentro d'água, graças à colocação dos nossos atletas no ranking mundial, e não porque somos o país-sede dos Jogos Paralímpicos. As 32 vagas são o fruto do desenvolvimento da natação paralímpica brasileira”, comemorou Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A definição dos nomes dos 32 representantes brasileiros no Rio 2016 será feita em 14 de julho, dia em que se encerra o prazo para a obtenção das marcas classificatórias estabelecidas pelo CPB. O comitê trabalha com índices próprios para o Rio 2016, mais fortes do que aqueles previstos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). As marcas ainda serão divulgadas pelo CPB.
“Estamos muito orgulhosos pelo número de vagas que alcançamos graças aos bons resultados dos nossos nadadores. Agora vamos trabalhar para ter todos os nossos atletas disputando finais no Rio”, destacou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica do Brasil.
A principal competição para a obtenção de marcas para os nadadores brasileiros será durante o Open Caixa Internacional, previsto para o período de 22 e 24 de maio, no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, no Parque Olímpico da Barra. A competição servirá também como evento-teste da modalidade para o Rio 2016.
Histórico de sucesso
A natação é a segunda modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. A modalidade faz parte do programa desde Roma 1960. De lá para cá, o País já subiu ao pódio 83 vezes, com 28 medalhas de ouro, 27 de prata e 28 de bronze. Só quem supera a natação é o atletismo, com um total de 109 medalhas.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Brasil 2016