ECONOMIA NACIONAL

Navio-plataforma que vai operar no pré-sal da Bacia de Santos chega ao Brasil.

O navio-plataforma está programado para começar a operar no campo de Lula em 2016.

Em 22/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Brasil recebeu neste fim de semana mais uma das unidades de produção que serão instaladas no polo pré-sal da Bacia de Santos. O FPSO Cidade de Saquarema atracou no estaleiro Brasa, em Niterói (RJ). Responsável pela produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás, o navio-plataforma será ancorado em profundidade de água de 2.200 metros e está programado para começar a operar no campo de Lula (área de Lula Central), no primeiro semestre de 2016.

Convertida a partir de um navio petroleiro VLCC (Very Large Crude Carrier) no estaleiro CXG (China), a nova plataforma terá capacidade para processar até 150 mil barris por dia (bpd) de petróleo, comprimir diariamente 6 milhões de m³ de gás e armazenar até 1,6 milhão de barris de petróleo.

Uma das maiores áreas produtoras de petróleo e gás do País, a camada do pré-sal teve a sua produção aumentada em 1,8% em novembro último, comparativamente a outubro. Dados divulgados pela Petrobras indicam que a média diária chegou a 1,023 milhão de barris de óleo equivalente por dia (petróleo e gás equivalente), contra a média diária de 1,005 milhão de petróleo equivalente extraída em outubro. Somente a produção total de petróleo atingiu em novembro a média diária de 820 mil barris por dia, com crescimento de 1,3% em relação ao mês anterior, quando a produção havia sido de 809 mil barris.

Fontes: Petrobras e Agência Brasil