NEGÓCIOS
Negócios ligados à alimentação tem linhas de crédito do Bandes
Negócios podem contratar recursos para implantação, modernização e expansão.
Em 23/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Lanchonetes, serviços de bufê e restaurantes de diferentes segmentos são alguns dos modelos de negócios na variedade apresentada pelo setor de alimentação, que cresce e desperta o interesse de empresários que buscam uma fatia de mercado para empreender. No Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o empresário tem disponíveis recursos necessários para implantação, modernização e expansão de negócios ligados à alimentação.
De acordo com a pesquisa conjuntural promovida pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), os negócios de alimentação tiveram aumento médio no faturamento de 2,83% no período de doze meses. Com participação próxima a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a indústria da alimentação é um dos principais termômetros da economia nacional.
Para ter sucesso no negócio, o empreendedor precisa ter visão e se preparar para a jornada empresarial. Ações estratégicas como finanças, marketing, regularizações e outras ações devem ser planejadas. Com o segmento de atuação definido e a construção do plano de negócios, o empresário pode contratar as linhas de financiamento do Bandes, que atendem a necessidade de aquisição de máquinas, equipamentos, construção civil, aquisição de franquias, entre outras necessidades indicadas no planejamento.
Os empreendedores devem ficar atentos a alguns pontos necessários ao sucesso do negócio. Por isto, o Bandes listou alguns pontos de atenção neste planejamento:
Produção e estoque: é importante dimensionar a necessidade dos equipamentos, móveis e profissionais necessários para ter uma produção de qualidade, além disso, o cronograma de fabricação deve ficar atento ao estoque de produtos, com atenção a validade e o acondicionamento;
Logística: uma das etapas fundamentais para o sucesso nos negócios de alimentação hoje em dia é a etapa de entrega. Como a tendência do mercado são os serviços delivery, o empresário deve avaliar se é mais interessante ter funcionários próprios ou a contratação de um serviço terceirizado profissional. Existem atualmente vários aplicativos com esta funcionalidade;
Limpeza e higienização: pela natureza do negócio, o empreendedor deve ficar atento ao manipular e servir alimentos prontos, necessitando de um ambiente extremamente limpo e organizado. O empresário deve ficar atento as licenças necessárias;
Capital de giro: O empreendedor precisa garantir recursos suficientes em caixa para manter o negócio funcionando, mesmo em épocas de baixas. Dessa forma, quando o negócio enfrentar períodos sazonais, pode ter seus gastos custeados até a época ruim passar.
Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL