ESPORTE INTERNACIONAL
Nenhum jogador foi flagrado no antidoping da Copa, diz Fifa
Porém, três resultados atípicos foram encontrados e serão investigados.
Em 12/07/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
i flagrado no controle de dopagem até aqui na Copa do Mundo da Rússia. A entidade máxima do futebol garantiu que este foi o maior programa de testes já realizado em mundiais. Além de todos os jogadores das 32 seleções, até mesmo potenciais convocados foram submetidos a exames. Foram 2.037 testes desde janeiro deste ano.
- Todos os jogadores participantes foram testados sem aviso prévio antes da competição. Outros testes foram realizados durante o evento, tanto com controles pós-jogo e em dias de jogos. [...] A Fifa estabeleceu um conjunto preliminar de testes com mais de 1.500 testes realizados com os participantes potenciais da Copa do Mundo - diz o comunicado da Fifa, que contou com a cooperaçao de outras agências de controle de dopagem.
No comunicado, a Fifa disse ainda que três resultados considerados "atípicos" foram encontrados. Sem revelar os nomes do jogadores, a entidade diz que investigações adicionais serão realizadas pela Unidade Antidoping. Os atletas e os clubes serão notificados após o resultado conclusivo.
Durante a realização do mundial, os jogadores da Rússia chamaram atenção ao inalar amônia antes das partidas. O médico da seleção, Eduard Bezuglov, confirmou a prática "para melhoria de desempenho durante a Copa do Mundo". Entretanto, a substância não consta na lista de itens proibidos da Agência Mundial Antidoping (Wada, siga em inglês).
- É um simples amoníaco com o qual as pessoas molham o algodão e depois inalam. Vários atletas fazem isso para ganharem ânimo. Isso é usado há décadas – disse o médico na ocasião.