CIDADE

Nível da cachoeira Véu de Noiva, no ES, é o mais baixo em 20 anos

Queda está apenas com 30% do volume total previsto para o mês de janeiro.

Em 29/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O nível de água da cachoeira Véu de Noiva, que fica no município de Santa Leopoldina, região Serrana do Espírito Santo, está o mais baixo dos últimos 20 anos, segundo a administração do parque onde ela está localizada. Por conta da falta de chuvas, a queda está apenas com 30% do volume total previsto para o mês de janeiro.

A situação é consequência da seca no Rio Santa Maria da Vitória, que nasce na Serra do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, e passa por Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e pela capital. Em Santa Leopoldina, os moradores estão assustados com o "córrego" que se formou. "Tem 41 anos que moro na cidade e isso é muito triste. O rio está secando, as lavouras estão secando, então isso entristece muito a gente", falou a aposentada Maria Carmen Gaiba.

Ainda é possível ver um pouco mais de água nas barragens. Apenas uma das comportas da hidrelétrica de Santa Leopoldina continua aberta, para manter o leito do rio e abastecer o centro da cidade. A hidrelétrica precisou ser desligada e não está produzindo energia.

 

O presidente do Comitê de Bacia do rio, Roberto Ribeiro, explicou que a seca é histórica na região. "Esse é um sinal de alerta muito forte, pois não estamos ainda na época de seca, essa costumava ser a época de cheia do rio", disse.

Assoreamento
Em dezembro de 2013, uma grande cheia deixou o município de Santa Leopoldina em estado de calamidade pública. O nível do Rio Santa Maria da Vitória subiu 11 metros. A água invadiu casas, destruiu uma das pontes e deixou muitas pessoas desabrigadas. A situação é bem diferente, atualmente: em alguns pontos, o nível de água chega só a meio metro de profundidade.

De acordo com especialistas, a cheia acabou levando muitas pedras e areia para o rio, ocasionando o assoreamento. Além da falta de chuva, esse é um dos fatores para que o nível esteja tão baixo.

Fonte: G1-Espírito Santo