TEMAS GERAIS
Nível do Rio Doce atinge 4,90m e famílias vão para abrigo
Nível do Rio atinge 4,90 metros e famílias do Olaria são acolhidas em abrigo em Linhares
Em 12/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Até o momento, 2 famílias da comunidade ribeirinha do Olaria estão acolhidas no Grande Hotel, próximo à Praça Nestor Gomes, local disponibilizado por um empresário da cidade para acolher as famílias.
O nível do Rio Doce atingiu a marca de 4,90 metros no início da tarde desta quarta-feira (11), chegando a 1,45 metros acima da cota de inundação que é de 3,45 metros, conforme os dados do último boletim da Defesa Civil Municipal de Linhares. A previsão é que no fim da tarde de hoje, o rio pode alcançar a marca de 5,05 metros, devido incidência de chuvas sobre a Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais, principalmente na Usina de Mascarenhas, em Baixo Guandu.
Até o momento, 2 famílias da comunidade ribeirinha do Olaria estão acolhidas no Grande Hotel, próximo à Praça Nestor Gomes, local disponibilizado por um empresário da cidade para acolher as famílias.
As 4 pessoas, sendo 2 adultos e 2 crianças, estão sendo assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, com atendimento em saúde e psicológico, além de alimentação e produtos de higiene pessoal. A previsão é que ainda hoje mais 2 famílias (6 pessoas – 3 adultos e 3 crianças) sejam acolhidas no hotel.
Uma outra família (2 pessoas – 1 adulto e 1 criança) que estava acolhida no abrigo preferiu se deslocar para casa de parentes.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, devido à cheia do rio, a estrada de acesso a Vila de Povoação, via beira-rio, apresenta pontos de inundação e está interditada.
Plantão 24 horas
A Defesa Civil Municipal de Linhares mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de inundações; monitora toda a evolução no nível do Rio Doce, além de acompanhar os boletins meteorológicos emitidos pelos órgãos climáticos.
Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas, no telefone (27) 98115 0511. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro. (Por Julimar dos Santos Rampinelli-Ascom/PML)
Leia também:
> OEA manifesta apoio ao governo e repudia ataques golpistas
> Procon de Cachoeiro orienta sobre trocas de presentes
> Guarapari inicia hoje, o Projeto Verão Sem Trabalho Infantil
> Defesa Civil reconhece situação de emergência em 7 cidades
> Morreu nesta quinta (29) Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos
> Decreto regulamenta documento eletrônico de transporte de cargas
> Estados Unidos registram 64 mortes por nevasca do século
> Procon Vitória dá dicas sobre trocas e devoluções de presentes
> CNPE: Governo define redução de gases de efeito estufa
> Linhares: Ação da Prefeitura vai orientar idosos contra golpes
> Número divórcios no país cai 10% este ano em relação a 2021
TAGS: NÍVEL | RIO DOCE | LINHARES | FAMÍLIAS | ABRIGO