NEGÓCIOS
Número de Empresas Simples de Crédito cresceu 27% no ES
Dados foram revelados por um levantamento feito pelo Sebrae.
Em 14/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O número de Empresas Simples de Crédito (ESC) cresceu oito vezes em um ano no país e 27% no Espírito Santo. Diante da pandemia, Empresas Simples de Crédito (ESC) ganham espaço no Brasil e no Estado do Espírito Santo, diz estudo do Sebrae.
O número de Empresas Simples de Crédito (ESC) cresceu oito vezes em um ano no país e 27% no Espírito Santo. Esses dados foram revelados por um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apontou ainda que essas instituições tendem a trabalhar mais com a Microempresa (ME) e com o Microempreendedor Individual (MEI).
O levantamento do Sebrae identificou a existência de 658 ESC em todo o território nacional, número oito vezes superior ao registrado em abril de 2019, quando esse tipo de empresa foi criado. Em terras capixabas, foram abertas 11 ESC no ano passado, e este ano elas são 14, totalizando um aumento de 27% na abertura de empresas dessa nova modalidade.
“Embora em termos absolutos seja um número ainda incipiente, uma vez que se trata de um novo modelo de negócio, se levarmos em conta que o número de empresas de outras modalidades cresceu 11,25% no Estado, o aumento no surgimento de novas ESC é bastante significativo, pois esse tipo de empresa cresceu 27%, mais que o dobro do que as empresas de outros setores, em um ano”, informa Alline Zanoni, gerente da Unidade de Acesso a Crédito do Sebrae/ES.
Conforme o levantamento do Sebrae, a principal vantagem apontada para as ESC é o fato de trabalharem com garantias reais, o que não acontecem com as factorings. Elas também oferecem menos burocracia e mais facilidade de empréstimo que os bancos, surgindo, na pandemia, como alternativa para fomentar a economia local e contribuir para a reestruturação dos negócios de micro e pequeno porte.
Além de proporcionarem vantagens e facilidades para quem acessa o crédito, as ESC representam uma oportunidade a pessoas que tinham recursos financeiros, e que agora podem emprestar legalmente.
Pandemia
Vale ressaltar que esse crescimento das ESC também tem relação direta com a crise econômica ocasionada pelo coronavírus. “Certamente esse aumento se deve à procura por crédito diante da pandemia, o que nos leva a crer que ele será ainda maior ao longo deste ano”, complementa a gerente do Sebrae/ES.
Ela reforça, ainda, a importância do segmento nesse cenário de crise. “A maior parte do público das Empresas Simples de Crédito é composta de empresas com necessidade de capital de giro, e a ESC facilita o acesso a financiamentos indispensáveis para a sobrevivência das MPEs e dos MEIs durante a pandemia”.
A opinião é compartilhada por Cícero Portugal, consultor jurídico da I9 Cred, ESC atuante em Vila Velha e na Grande Vitória.
"É preciso simplificar, da melhor maneira, as operações de empréstimo, financiamento e desconto de títulos de crédito, de forma que o empreendedor não enfrente grandes dificuldades no acesso ao crédito. Estamos tendo procuras pontuais, sem grandes problemas de inadimplência. As operações estão em andamento e a expectativa é continuar com o trabalho que estamos realizando”, conta.
Divulgação dos serviços
Portugal explica que o segmento tem apostado na divulgação dos serviços para que a comunidade seja inteirada do formato, ainda pouco conhecido.
“Por ser um tipo de negócio ainda muito recente, enfrenta-se uma certa resistência e desconfiança por parte dos empresários, especialmente quando não envolve tanta burocracia. Então, para intensificar essa procura pelos nossos serviços, é preciso que chegue ao conhecimento das pessoas. Assim, no boca-a-boca, os serviços vão tomar uma proporção maior”, explica o advogado, que teve acesso a informações disponibilizadas pelo Sebrae/ES para operar a empresa.
Serviço – O Sebrae oferece metodologia, informações e processos, além de uma consultoria de acompanhamento, para quem deseja abrir ou operar uma Empresa Simples de Crédito.
Para mais informações sobre as ESC, acesse: https://bit.ly/SaibaMais_ESC e https://bit.ly/Info_ESC
Para falar com um especialista do Sebrae/ES, basta ligar para a central de atendimento (0800 570 0800) ou acessar o chat no portal www.es.agenciasebrae.com.br. (Por Karla Monteiro e Gabriela Jucá - Assessoria de Comunicação Sebrae/ES)