CIDADE

Número de pessoas em situação de rua aumenta em Vitória (ES).

Nos três primeiros meses do ano, a prefeitura já identificou 233 pessoas.

Em 15/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O número de moradores de rua aumentou em Vitória, segundo dados da prefeitura da capital. Nos três primeiros meses do ano, a prefeitura já identificou 233 pessoas. Ao longo de 2016, eram 209.

Em alguns pontos da cidade, o número de pessoas vivendo nas ruas é maior. Na Praia de Camburi, por exemplo, quem passa pelo local fala que está acostumado a ver a situação.

"Tem muito morador de rua morando nos quiosques. Isso não só é um problema de insegurança como é constrangedor a gente passar e presenciar cenas como de relações sexuais", disse o funcionário público Alexandre Ribeiro.

Quem passa pelo local também relata insegurança. "Eu tento vir em um horário mais cedo para não correr risco. Mas infelizmente essa insegurança é o que a gente vê", falou a estudante Larissa Batista.

Para o empresário João Lazarone, os moradores de rua não são uma ameaça. "Podemos observar que não são marginais, o problema é de vivência. São indigentes precisando de apoio dos órgãos públicos e da sociedade para ter uma condição de vida melhor", opinou.

Ciente do problema, a funcionária pública Lindecy Salgado destaca que os moradores formam uma espécie de acampamento urbano nos quiosques da praia, que se transforma em um ambiente de lazer para eles.

Ela disse ainda que a prefeitura deveria dar assistência a essas pessoas e arrumar um local para eles ficarem.

Outro lado

A Secretaria de Assistência Social de Vitória disse, em nota, que há 4 anos possui equipes que atuam diariamente com as pessoas em situação de rua, oferecendo acolhimento e tratamento, mas alguns são resistentes a essa aproximação. Mesmo assim, o atendimento está sendo intensificado na cidade.

Além disso informou que desde 2013 o município de Vitória conta com o programa "Escola da Vida/Onde Anda Você?", que é composto por 11 projetos executados por diversas secretarias e formado por equipes que atuam diariamente com pessoas em situação de rua, oferecendo acolhimento, tratamento e os demais serviços da rede municipal, a partir da identificação da demanda.

Um dos projetos que integra o Programa é o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que monitora a região de Jardim Camburi diariamente e que realiza abordagens às pessoas em situação de rua que ficam no local.