POLÍTICA CAPIXABA

Não houve ocorrências em escolas ocupadas no ES, segundo o TRE.

Eleitores ofenderam secundaristas na Escola Maria Horta, em Vitória.

Em 31/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo não houve ocorrências em colégios eleitorais localizados nas escolas ocupadas por estudantes conta a PEC 241 até as 17h deste domingo (30).

Dez colégios eleitorais foram transferidos em Vitória, Cariacica e na Serra por conta das ocupações que acontecem em escolas do estado nesta sexta-feira (28) e 44 mil eleitores tiveram o local de votação modificado.

Confusão
Alguns eleitores que chegaram para votar na Escola Irmã Maria Horta, na Praia do Canto, em Vitória, ofenderam estudantes que ocupam o local contra a PEC 241.

Por conta da ocupação, a votação na escola foi transferida, nesta sexta-feira (28), por determinação do TRE, para a Escola da Ilha Novo Mundo, na rua Jayme Martins, nº 80, ao lado da Academia Hangar.

"Isso é uma vergonha. Os estudantes não deixarem a gente votar é uma vergonha. O governo tinha que tomar uma providência. Tudo bem, eles têm os direitos deles, têm que reivindicar os direitos deles. Mas isso é uma vergonha, a gente vem pra votar e a seção está fechada ", disse o aposentado Valter de Abreu.

Votação em escolas ocupadas
Em outras escolas, as eleições acontecem ao mesmo tempo que as ocupações.Uma delas é a Agenor Roris, em Vila Velha. Um dos representantes da ocupação, o estudante Otávio Vinicius de Souza, disse que os estudantes vão continuar no local.

"Fizemos um acordo com o TRE de não atrapalhar as eleições. Nosso movimento é pacífico desde o início, e pretendemos manter assim. Não pretendemos desocupar a escola durante o Enem, estamos abertos ao diálogo assim como conversamos para resolver a manifestação durante as eleições. Lutamos pelo e para os estudantes, não pretendemos atrapalhar", disse.

A estudante Naiara Cecília, de 20 anos, votou na escola Agenor Roris e disse que foi tranquilo. "Os estudantes não me atrapalharam a votar, foi tudo tranquilo e organizado. Eu sou contra a PEC e à favor da ocupação que está sendo feita pelos estudantes", afirmou.

O juiz eleitoral José Augusto Farias Souza, da zona eleitoral 55, está visitando todas as escolas da zona e garante que a negociação com os estudantes foi bastante tranquila.

Segundo ele, os secundaristas alegam não ter a intenção de atrapalhar o andamento do processo eleitoral nas escolas ocupadas.

Fonte: g1-ES