TEMAS GERAIS
No mês do orgulho LGBTI+, Serra realiza atividades afirmativas
Estão programadas formações com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 27/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nesta quarta (28) o Centro de Referência da Juventude de Novo Horizonte recebe o evento Celebrando o Dia do Orgulho, das 15h às 21h. Já na sexta (30), acontece o II Luau LGBTI+, em Carapebus, ao lado do Quiosque das Castanheiras, das 20h à meia-noite.
No mês em que as pessoas LGBTI+ celebram o orgulho de ser quem são, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), Fórum LGBTI+ da Serra e o Centro de Referência das Juventude de Novo Horizonte, realiza diversas atividades com o intuito de promover o respeito e a igualdade.
“Junho é conhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTi+ e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania reafirma o compromisso amplo com a promoção da cidadania, garantindo assim a visibilidade desta população. Diversas atividades serão realizadas e elas alcançarão não apenas esse segmento da população Serrana, mas o público em geral”, disse a secretária de Direitos Humanos e Cidadania Lilian Mota.
Estão programadas formações com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de capacitar os profissionais no contexto da diversidade sexual e de gênero na prevenção da LGBTIfobia. Nesta terça (27) acontece na Emef Flor de Cactus, em Feu Rosa, das 19h às 20h30.
E também haverá uma programação festiva. Nesta quarta (28) o Centro de Referência da Juventude de Novo Horizonte recebe o evento Celebrando o Dia do Orgulho, das 15h às 21h. Já na sexta (30), acontece o II Luau LGBTI+, em Carapebus, ao lado do Quiosque das Castanheiras, das 20h à meia-noite.
Sobre a data
O Dia do Orgulho LGBTI+ é celebrado em vários países do mundo no dia 28 de junho. Nesta data, em 1969, uma truculenta ação policial em um bar de Nova Iorque, contra pessoas LGBTI+, causou revolta na sociedade e despertou o início das lutas por direitos e igualdade.
A data reforça a luta pela equidade de direitos, pela diversidade, contra a intolerância e o combate a qualquer tipo de discriminação ou violência.
“No país que mais mata a população LGBTI+, se faz necessário a promoção e acesso às políticas públicas para essa população”, pontua Layza Lima, chefe da Divisão de Promoção da Igualdade de Gênero.
“Nós reafirmamos um compromisso pela conscientização da sociedade sobre a importância do enfrentamento à LGBTIfobia. E o caminho para essa conscientização vem da luta, da insistência e da resistência em busca de igualdade e respeito”, acrescenta Matheus Sena, presidente do Fórum LGBTI+ da Serra.
Confira a programação:
Terça-feira (27) - Formação de professores da EJA na Emef Flor de Cactus, em Feu Rosa, das 19h às 20h30
Quarta-feira (28) – Celebrando o Dia do Orgulho, no Centro de Referência da Juventude de Novo Horizonte, das 15h às 21h
Sexta-feira (30) - II Luau LGBTI+, em Carapebus, ao lado do Quiosque das Castanheiras, das 20h à meia-noite. (Secom/PMS)
Leia também:
> Expansão e produção das drogas sintéticas alarma ONU
> Mutirão inclui quase 16 milhões de brasileiros no Censo 2022
> Otan e países europeus "vigiam" clima de tensão na Rússia
> Operação Escola Segura registra 368 prisões e apreensões
> EUA confirma a morte dos ocupantes do submersível
> Vista como sustentável, Suzano acumula denúncias socioambientais
> Presidente Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano
> Entidades fazem petição para inelegibilidade de Bolsonaro
> Inverno começa nesta quarta, e País terá menos chuva
> Segurança no trânsito: veja dicas para evitar acidentes
TAGS: SERRA | ATIVIDADES | ORGULHO | AFIRMATIVAS | LGBTI+