CIDADE
Nova avenida Vitória muda a realidade da população Capixaba
Obra contou com execução de rede de drenagem, recapeamento de toda a extensão da via.
Em 02/12/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Dona Carmelita, que é moradora da região há 51 anos, sendo 25 deles como comerciante, conta as mudanças na avenida ao longo do tempo.
Concluída em apenas 10 meses e quase 90 dias após ser inaugurada, a nova Avenida Vitória traz vários benefícios para moradores e empresários da região, além de melhorar a mobilidade urbana na capital.
A obra contou com execução de rede de drenagem, recapeamento de toda a extensão da via (2,6 quilômetros) e criação da ciclovia, que recebeu 450 árvores.
São beneficiados diretamente cerca de 25.390 moradores dos 11 bairros do entorno da avenida Vitória e 61.638 motoristas que por ela circulam diariamente. Ela também é um corredor metropolitano por onde circulam coletivos que interligam os municípios da Serra, Cariacica, Vitória e Vila Velha, além de veículos de passeio.
Elogios
O morador Gláucio Frizzera é só elogios para a obra. "Ficou bom demais. A via está bem sinalizada, limpa e segura. Foram retirados antigos retornos que eram perigosos para os motoristas. Além disso, a ciclovia ficou muito boa e, agora, é praticamente possível cruzar a cidade pedalando".
Dona Carmelita, que é moradora da região há 51 anos, sendo 25 deles como comerciante, conta as mudanças na avenida ao longo do tempo.
"Meu pai sempre dizia que o bondinho passava por aqui. Eu cresci jogando bola no terreno onde hoje é um estabelecimento comercial e vi a importância da avenida aumentar. Saber da obra, opinar sobre e ter retorno (por meio da equipe do Papo da Cidade) fizeram criar um sentimento em relação à obra como se a gente tivesse trabalhado junto".
Recapeamento
Todos os 2,6 km da via, da Curva do Saldanha, no Forte São João, até o início da avenida César Hilal, em Bento Ferreira, foram recapeados. A faixa de ônibus foi refeita em concreto e as duas faixas de veículos receberam nova pavimentação em asfalto.
O investimento na obra foi de R$ 20 milhões, recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Drenagem e arborização
A via também recebeu uma nova rede de drenagem.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou a compensação ambiental por meio do plantio do dobro da quantidade de espécies que precisaram ser removidas por estarem doentes ou fora do alinhamento do canteiro.
Receberam os plantios de mudas as calçadas ao longo da extensão da avenida Vitória, bem como os bairros do entorno (que estão nas áreas de influência direta e indireta da via), especialmente Bento Ferreira e Bairro de Lourdes.
Passarela
Uma passarela que existia próximo ao Colégio Estadual foi removida. No lugar da passarela, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) já implantou uma faixa de pedestres e um semáforo, garantindo a segurança dos pedestres ao atravessar a via. (Com informações da Prefeitura de Vitória)