CIDADE

Nova ciclovia é inaugurada e Avenida Paulista é bloqueada, informa CET

Interdição para carros ocorreu devido ao número de ciclistas neste domingo.

Em 23/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A ciclovia da Avenida Bernardino de Campos foi inaugurada por volta das 10h15 da manhã deste domingo (23) com o fechamento da Avenida Paulista, em São Paulo, 15 minutos depois, segundo informou a assessoria de imprensa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Apesar da recomendação do Ministério Público (MP) para não fechar a Avenida Paulista neste domingo, a CET, órgão da Prefeitura de São Paulo, informou às 11h10 que bloqueou a via às 10h30 para o tráfego de veículos por conta do número de ciclistas que foram ao local.

Por volta das 9h40, o trecho da Avenida Bernardino de Campos, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Vergueiro, já havia sido interditado para veículos pela CET. Os bloqueios para veículos deverão seguir até as 17h.

Essa é a segunda vez que a Avenida Paulista é fechada num domingo após a inauguração de uma ciclovia. A primeira vez foi em 28 de junho, quando os veículos foram impedidos de transitar pela via. Naquela ocasião, havia sido inaugurada a ciclovia da Avenida Paulista.

De acordo com as assessorias de imprensa da CET e Prefeitura, a Avenida Paulista foi fechada na manhã deste domingo entre a Rua da Consolação e Praça Oswaldo Cruz.

De acordo com a recomendação do MP, a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo,  firmou acordo com a Prefeitura em 2007, que limita o fechamento da Avenida Paulista apenas três vezes por ano. Essas ocasiões costumam ser a Parada Gay, a Corrida de São Silvestre e o Réveillon. O MP informou que a avenida já havia sido fechada neste ano para a Parada Gay e a inauguração da ciclovia em 28 de junho.

O prefeito Fernando Haddad (PT) e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, defenderam nesta manhã, durante a inauguração da nova ciclovia, o fechamento total da Avenida Paulista aos domingos.

"Faremos um segundo estudo baseados em dados dos hospitais, clubes e condomínios da região da Paulista para ver a possibilidade do fechamento aos domingos, como política pública permanente, não como evento privado, que é o caso do Réveillon e São Silvestre", disse Haddad.

Ainda segundo o prefeito mais vias da cidade poderão ser interditadas aos domingos para lazer. "Acredito que todas as subprefeituras terão uma via interditada para veículos aos domingos", disse Haddad.

"Em uma eventual abertura permanente da Paulista aos domingos, serão levados em conta os resultados dos dois testes (do dia 28 de junho e do próximo domingo) e as considerações de todos os atores envolvidos", informava nota da administração municipal divulgada durante a semana.

A nova ciclovia provocou mudanças no trânsito da região da Avenida Paulista neste domingo. As vias devem ser utilizadas apenas por pedestres e ciclistas entre as ruas da Consolação e Vergueiro das 9h e 17h, segundo a CET.

Este será o segundo teste para avaliar o impacto do fechamento ao trânsito da avenida. Segundo a Prefeitura, de acordo com os resultados, a Avenida Paulista pode passar a ser de uso exclusivo para ciclistas e pedestres em todos os domingos.

Apesar disso, até as 9h50 a Avenida Paulista não havia sido bloqueada pela CET.

Ciclovia Bernardino de Campos
O trecho de 750 metros que será aberto neste domingo vai ligar a ciclovia da Rua Vergueiro à estrutura da Paulista. Com a inauguração da ciclovia, a cidade vai chegar a 356,8 km de infraestrutura cicloviária permanente. Na ciclovia da Rua Itápolis, que é conectada à da Bernardino de Campos pela Avenida Paulista, será inaugurado um bicicletário na Praça Marechal Cordeiro de Farias, conhecida como Praça dos Arcos.

Até o último balanço divulgado pela CET, a obra da ciclovia da Paulista tinha custado R$ 12,2 milhões aos cofres públicos, no trecho entre as Avenida Paulista e Bernardino de Campos, incluindo a instalação de dutos para a passagem de fibra ótica sob a pista. Diferentemente da maioria das ciclovias, que são pintadas com tinta vermelha, a da Paulista é feita com concreto pigmentado com coloração.

Hospital
Durante o fechamento da Avenida Paulista, os pacientes do Hospital Santa Catarina terão liberação exclusiva da faixa de ônibus para ter acesso à unidade. Quem precisar ir até o hospital deve seguir pela Rua 13 de Maio e, em seguida, utilizar a faixa de ônibus da própria Paulista, que estará sinalizada.

A São Paulo Transporte (SPTrans) irá modificar o itinerário de 27 linhas de ônibus municipais por causa da inauguração da ciclovia. A CET fará os seguintes desvios no trânsito:

Sentido Consolação/Vila Mariana
Motoristas devem seguir pela Alameda Santos e ruas Cubatão, Estela e Vergueiro.

Sentido Vila Mariana/Consolação
Motoristas devem seguir pelas ruas Vergueiro, Eduardo Amaro, Apeninos, do Paraíso, Praça Oswaldo Cruz (canalizada uma faixa), e ruas Treze de Maio, Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal, Antônio Carlos e da Consolação.

Fonte:G1