POLÍTICA CAPIXABA
Nova Lei de Licitações vai permitir que Governo compre inovação
Deputado federal Felipe Rigoni quer modernizar e agilizar compras no setor público.
Em 19/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Modernizar a gestão pública e dar eficiência às compras governamentais. É pensando nisso que o deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) defende a aprovação da nova Lei de Licitações (PL 1.292/1995), em pauta na Câmara dos Deputados. O novo texto traz segurança jurídica para as empresas e permite a compra de inovações, segundo o parlamentar.
O objetivo do PL é exigir mais planejamento antes das compras e priorizar a qualidade técnica das propostas. O texto permite, por exemplo, o diálogo competitivo, seguindo modelo existente na Europa.
"Quando não há um produto que atenda 100% das necessidades, por que não estimular novos projetos para buscar a melhor solução?", questiona Rigoni.
Lei 8.666/1993
"A Lei 8.666/1993 foi importante para estabelecer regras básicas nos processos de compra, priorizando os menores preços, mas não foi suficiente para combater a corrupção", pondera Rigoni. "O Brasil possui hoje cerca de três mil obras paradas, quinhentas delas em infraestrutura. Este é o custo da burocracia e da insegurança jurídica", pontua.
Auditoria da Controladoria Geral da União realizada em 45 municípios mostrou que 73% das falhas na aplicação dos recursos não são graves. "O maior problema não é a má-fé, o que falta é preparo e uma lei mais simples, moderna, atualizada com as mudanças do mundo nos últimos 26 anos", enumera o deputado federal.
Melhorias
O parlamentar capixaba lembra melhorias que precisam ser feitas, especialmente nas regras que limitam os benefícios da lei aos grandes contratos, o que favorece as grandes empreiteiras. "Vamos sugerir regras que facilitem os consórcios para compras coletivas, favorecendo as prefeituras na aquisição de itens com preços menores", adiantou.
As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL