MOTOR
Nova Royal Enfield Himalayan 2023 ganha mais tecnologia
A trail aventureira da marca anglo-indiana adicionou um novo sistema de rede CAN Bus.
Em 14/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na Himalayan, agora há um novo corpo de aceleração integrado à ECU, bem como aos sensores TPS, MAP, IAT, ISC e ROS de gerenciamento.
A Royal Enfield Himalayan 2023 chega ao mercado nacional com algumas novidades, parte delas de tecnologia e parte de cobertura de assistência no Brasil, onde se posiciona como uma boa opção de trail com preços a partir de R$ 22.990.
A trail aventureira da marca anglo-indiana adicionou um novo sistema de rede CAN Bus, na Central Eletrônica (ECU) e nos submódulos, painel e freios ABS com otimização dos fios do chicote principal e troca de informações mais precisa entre os sensores, ECU e atuadores.
Na Himalayan, agora há um novo corpo de aceleração integrado à ECU, bem como aos sensores TPS, MAP, IAT, ISC e ROS de gerenciamento, a adoção de sensores de velocidade nas duas rodas.
Segundo a RE, esses sensores se comunicam diretamente com a central ECU da Himalayan e dispensam o uso do cabo de velocímetro. Além disso, os sensores também estão conectados ao computador do sistema ABS para garantir frenagens ainda mais eficientes para a motocicleta.
Já nos freios ABS, novidades no acionamento, podendo ser agora ativado e desativado na roda traseira através de um botão no painel. O conjunto de informações para o motociclista foi reformulado para oferecer uma visualização aprimorada de todas as informações disponíveis.
Na mecânica, o propulsor monocilíndrico de 4 tempos com 411 cm³ agora tem coletor de admissão e caixa de filtro de ar completamente novos, mantendo os 24,5 cavalos e 3,2 kgfm.
A mudança faz o processo de admissão de ar para dentro da câmara de combustão ser aperfeiçoado e se tornar mais eficiente. Outro destaque da Himalayan 2023 é o novo escapamento, com o catalisador posicionado verticalmente para melhorar a troca de calor dos gases quentes após a queima.
A Himalayan ganhou ainda novo assento, feito com material mais rígido e um novo para-brisa, com desenho renovado para escoar melhor o ar e eliminar ruídos indesejáveis. O bagageiro foi reformulado, com visual mais moderno e robusto.
Por fim, a Royal Enfield Himalayan 2023 passa a ter garantia de 3 anos. (Por Ricardo de Oliveira, da Noticias Automotivas)
Leia também:
> Volkswagen lança plano de cinco anos para acelerar eletrificação
> Lexus NX 350h 2023 tem novidades a partir de R$ 364.790
> Ferrari tem lucro recorde de quase 1 bilhão de euros em 2022
> Nova York vai passar a exigir carros elétricos na Uber em 2030
> Audi mostra carro elétrico que vira picape ao toque de um botão
> BMW bate 3º recorde consecutivo em vendas de moto no Brasil
> Híbrido, Novo Chevrolet Corvette E-Ray tem 664 cavalos
> Linha 2023 do Polo GTS tem faróis Matrix e couro até no painel
> Rolls-Royce cresce em 2022 e bate novo recorde de vendas
> Audi garante que abandonará carro a combustão a partir de 2033
TAGS: ROYAL ENFIELD | HIMALAYAN | TECNOLOGIA | AVENTUREIRA | MUNDANÇAS